Vestibular

Vestibular UPF: ajudar e ser ajudado

21/05/2019

07:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

O acadêmico João Henrique Cenci foi Parceiro UPF por pelo menos cinco vezes e, além de ajudar vários intercambistas, viveu uma experiência enriquecedora

João Henrique Cenci sempre teve muita vontade de viajar. A falta de recursos, porém, adiou o sonho do acadêmico da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mesmo assim, antes mesmo de entrar em um avião e sem precisar sair de Passo Fundo, João teve a oportunidade de viver uma experiência de internacionalização, participando do programa Parceiro UPF. Iniciativa criada pela Assessoria Internacional, o Parceiro UPF tem como objetivo reunir acadêmicos dispostos a receber intercambistas que venham estudar na Instituição e a ajudá-los com questões cotidianas. Essa ajuda inclui desde organizar a papelada até ações mais simples, como orientações para se deslocar pela cidade, por exemplo.

Ao todo, João foi Parceiro UPF por cinco vezes. Três antes de realizar seu sonho de viajar e duas após a viagem. Curiosamente, João fez o caminho inverso. A maioria dos acadêmicos se torna Parceiro após viver a experiência de intercâmbio. Para isso, ele se preparou. Estudou espanhol desde o primeiro semestre, afinal, gostava muito do idioma e sonhava em viajar para a Espanha.  “Quando eu comecei como Parceiro, recebi duas meninas de San Miguel de Tucumam. Eu ajudei elas com tudo em Passo Fundo, com visto, papelada...”, contou. 

A mesma ajuda que João deu às intercambistas, recebeu quando seu sonho finalmente se realizou. Quando estava na metade de curso, se inscreveu para o programa Marca Mercosul e foi um dos selecionados. A cidade escolhida pelo estudante foi San Miguel de Tucuman, onde estudou na Universidade Nacional do Tucuman por cerca de cinco meses, em 2016. Lá, recebeu todo o apoio das amigas que havia feito aqui. “Acho que estar longe, fazer um intercâmbio, ver que precisa da ajuda de alguém é, num primeiro momento, bem assustador”, diz João Henrique, explicando que compreender o quão importante é o suporte nesse momento fez com que ele desejasse ajudar mais pessoas.    “Quando a gente se coloca no lugar deles, quer ajudar mais ainda”, lembrou.

Experiência enriquecedora

Desde a primeira experiência internacional até agora, João já coleciona várias viagens. Já visitou amigos em diferentes partes da Argentina e também no Chile. Além disso, mantém contato com estudantes do México e da Espanha em uma grande rede de contatos que criou a partir do Parceiro UPF. “Você estabelece uma rede muito grande de contatos, faz amizade com esse grupo e aí conhece um pouco da cultura de cada um e aproveita para aprender o idioma e suas particularidades. No que refere ao idioma, por exemplo, são todos hispanos, mas a diferença de língua é enorme; algumas vezes, nem eles se entendem entre si, porque o espanhol muda bastante da Espanha até a América do Sul. Foi uma experiência muito enriquecedora”, finalizou.

Vestibular de Inverno

O intercâmbio acadêmico é uma das possibilidades que pode ser vivenciada pelos alunos da graduação.  Nessa perspectiva, a UPF está com inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2019Nesta edição, são 23 cursos disponíveis, nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação, ciências sociais e aplicadas, engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, no período de 2 de maio até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.