Vestibular

Vestibular de Verão UPF: resultados da prova presencial serão divulgados nesta segunda-feira (15)

14/11/2021

14:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Prova presencial foi realizada no sábado, 13 de novembro, e movimentou o campus Passo Fundo e a estrutura multicampi

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu neste sábado, 13 de novembro, o seu Vestibular de Verão 2022 e recebeu candidatos de 250 cidades de sete estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A prova foi destinada aos candidatos ao curso de Medicina e também aos candidatos dos demais cursos que optaram por esta modalidade. O resultado será divulgado nesta segunda-feira, 15 de novembro, e as matrículas para a primeira chamada de Medicina ocorrem nos dias 16 e 17 de novembro, de forma on-line.

Os candidatos ao curso de Medicina responderam à prova composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação. Os candidatos aos demais cursos, fizeram apenas a prova de redação. Nesta edição, os dois temas da redação foram: "Processo de reeleição para cargos públicos, considerando um regime democrático" e "As causas da criminalidade urbana (no Brasil) que tem a violência como fator determinante". 

Reitoria: Antônio Thomé (VRADM), Rogerio da Silva (VRPPEAC),
Bernadete Maria Dalmolin (Reitora), Edison Alencar Casagranda (VRGRAD)

Os vestibulandos vieram de vários municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil. O curso mais concorrido foi o de Medicina. “Medicina é o sonho da minha vida, uma escolha feita desde muito nova e estou aqui para tentar realizar este sonho. É um processo muito árduo, muito tempo de estudo e aulas, abdicando de várias coisas, mas no final vale a pena. Espero que dê tudo certo e eu passe, né”, declara a candidata a uma das vagas do curso de Medicina, Brenda Longo Brignol, de 23 anos, que veio de Porto Alegre participar da prova presencial.

O sábado foi de movimento no Campus, mas seguindo todos protocolos sanitários a fim de evitar a propagação do vírus da Covid-19. A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que a Universidade oferece uma formação humana e profissional de qualidade. Além disso, destacou a importância de realizar um movimento em prol da educação em todos os níveis, a fim de fomentar o acesso à educação. “Precisamos retomar com força a educação em todos os níveis e reencantar os nossos jovens a frequentarem os bancos da Universidade, porque sem dúvida esta é a possibilidade de abertura para o mundo e de abrir portas nas mais diferentes áreas do conhecimento”, ressalta a reitora.

Inscrições abertas
Com exceção do curso de Medicina, quem perdeu o prazo da prova presencial, ainda pode concorrer a uma vaga na Universidade de outras duas formas. “O processo continua aberto para ingresso via nota de redação do Enem e prova de redação on-line até 11 de fevereiro. É importante que a comunidade saiba que neste sábado foi só uma etapa, a etapa presencial, mas ainda temos duas etapas em que os alunos ainda têm a oportunidade de fazer a inscrição, fazer a prova e efetivar a sua matrícula aqui na Universidade de Passo Fundo”, explicou o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda.

Neste processo seletivo, estão sendo ofertados 50 cursos presenciais, que tiveram seus currículos revitalizados. No site www.upf.br/ingresso é possível conferir quais são os cursos oferecidos neste Vestibular de Verão. Além disso, uma das grandes novidades, são os cursos híbridos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Outros detalhes podem ser obtidos em www.upf.br/cursoshibridos

Divulgação dos resultados da prova presencial e matrículas
A divulgação dos resultados para os classificados será feita no dia 15 de novembro, a partir das 11h, no site www.upf.br/ingresso. Já a matrícula da primeira chamada para o curso de Medicina será realizada nos dias 16 e 17 de novembro, de forma on-line. Para os demais cursos, a matrícula também será realizada on-line e o informativo institucional, com o detalhamento das orientações, será enviado aos aprovados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Benefícios financeiros
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Entre as opções estão:
- Bolsa de Desempenho Premiado, novidade deste processo seletivo, que oferta 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem;
- Prouni, com bolsas de 50% a 100%;
- Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos;
- Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior;
- Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar;
- Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo; e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF.

Além destes benefícios, o Programa Recomeçar Plus oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Outras informações podem ser encontradas no site www.upf.br/ingresso, em Bolsas e Financiamentos. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo endereço eletrônico.

INSCREVA-SE