Vestibular

Vestibular de Inverno UPF: inscrições iniciam nesta quarta-feira (26/05)

25/05/2021

11:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Natália Fávero

Ampliação de cursos noturnos é um dos diferenciais desta edição. Ao todo, são ofertados 26 cursos de graduação neste processo seletivo. O lançamento do Vestibular ocorreu nesta terça-feira, 25 de maio

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2021 da Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciam nesta quarta-feira, 26 de maio. Estão sendo ofertados 26 cursos de graduação. A novidade deste processo seletivo é a ampliação de cursos noturnos. Nesta edição, pela primeira vez, a UPF oferece os cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Odontologia no turno da noite. As inscrições devem ser feitas em AQUI. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira, 25 de maio.

Para todos os cursos, exceto Medicina, os candidatos podem escolher uma das duas opções de seleção para os cursos de graduação: a prova de redação on-line ou utilização da nota da redação do Enem entre os anos de 2010 e 2020. O período de inscrição ocorre de 26 de maio a 20 de julho. A prova de redação pode ser feita a qualquer tempo, neste mesmo período.

Já para o curso de Medicina, que tem edital próprio, as inscrições também iniciam dia 26 de maio, mas encerram um pouco antes, no dia 22 de junho. A forma de ingresso é por meio de prova presencial no dia 26 de junho ou utilização da média do Enem de 2019 ou 2020. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.

Todas as informações sobre o Vestibular podem ser acessadas no site www.upf.br/ingresso.

Lançamento oficial
O lançamento oficial do Vestibular de Inverno foi realizado na manhã desta terça-feira, 25 de maio. A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou o papel da Universidade neste período de pandemia, no qual buscou oferecer à comunidade tudo aquilo que era possível para o enfrentamento da covid-19, com diversas ações, milhares de atendimentos e muito apoio na área da assistência e inovação para ajudar a fortalecer este momento tão delicado e doloroso que o mundo vivencia. Além disso, destacou que a Universidade vem se renovando ao longo dos 53 anos de história e já formou, em termos de graduação e pós-graduação, cerca de 100 mil pessoas que se qualificaram e ajudaram a desenvolver as suas comunidades. Salientou ainda a infraestrutura da UPF em todas as suas áreas e as oportunidades que a Universidade oferece. “Temos muitas oportunidades para que os estudantes possam acessar o ensino superior e que possamos fazer desse momento um grande momento para alavancar o desenvolvimento, não só o desenvolvimento individual, mas o desenvolvimento social, cultural e econômico”, ressaltou a reitora.

O lançamento também teve a presença dos vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e Administrativo, Dr. Antônio Thomé, além do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Me. Luiz Fernando Pereira Neto, diretores de Unidades Acadêmicas e dos Campi e representantes da imprensa.

Sense UPF: Vivências que transformam
A Universidade, por meio da sua nova identidade de ensino Sense UPF, está de “cara nova”. A UPF realizou a reforma dos currículos de todos os seus cursos, que foram centrados na imersão, maior interação com a comunidade em projetos de pesquisa e extensão; na modalidade híbrida, extraindo o melhor dos mundos on-line e off-line; em currículos atualizados e flexíveis, permitindo que o estudante atinja os seus objetivos no próprio tempo, respeitando os seus interesses e capacidades; e em um ensino multiprofissional, com múltiplos conhecimentos e especialidades, interagindo com as diversas áreas e oportunidades que só uma Universidade oferece. “O objetivo do Sense é oferecer uma experiência significativa e transformadora. Sense é experimentar, sentir, perceber, é viver uma experiência universitária de fato, com uma formação completa”, enfatizou o vice-reitor de Graduação da UPF.

Saiba mais em www.upf.br/ingresso/sense-upf.

Benefícios financeiros
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Entre as bolsas estão o Prouni, com bolsas de 50% a 100%; Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos; Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior; Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar; e o Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; e o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. 

Além disso, há o Programa Recomeçar Plus, que oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Mais informações no site www.upf.br/ingresso em Bolsas e Financiamentos. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo site. 

Confira os cursos de graduação oferecidos neste processo seletivo:

Noite:
Administração (B), Agronomia (B), Arquitetura e Urbanismo (B), Ciência da Computação (B), Ciências Contábeis (B), Ciências Econômicas (B), Design Gráfico (CST), Direito (B), Educação Física, Enfermagem (B), Engenharia Civil (B), Engenharia de Produção (B), Engenharia Elétrica (B), Engenharia Mecânica (B), Engenharia Química (B), Fabricação Mecânica (CST), Gestão do Agronegócio (CST), Jornalismo (B), Letras - Português e Inglês (L), Medicina Veterinária (B), Odontologia (B), Pedagogia (L), Psicologia (B) e Publicidade e Propaganda (B).

Manhã:
Direito (B) e Estética e Cosmética (CST).

Integral:
Medicina (B)

Estrutura multicampi:
O curso de Direito (B), noturno, também está com inscrições abertas nos campi de Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.