Vestibular

Vestibular: confira 5 orientações para se preparar para a prova de redação

14/06/2022

08:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

A prova de redação é o requisito básico para quem deseja ingressar no ensino superior. Diferente da prova com questões, ela não possui uma resposta certa e torna-se muito temida por parte dos vestibulandos, já que avalia diferentes habilidades como o conhecimento sobre o tema, a distribuição das ideias e o domínio da língua portuguesa. Mas, com estudo e bastante treino, é possível se dar bem e obter uma boa nota. A professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Claudia Toldo, compartilha algumas orientações importantes e que podem fazer a diferença na hora de escrever a redação.

De acordo com a professora, a organização das ideias, a riqueza de informações e a consistência argumentativa são muito valorizadas na avaliação do texto. “Texto bom é aquele que diz o que precisa ser dito, considerando o tema proposto, de forma clara, objetiva, consistente e com vocabulário adequado”, afirma, ao destacar. “O texto do vestibular é um gênero textual que deve cumprir com seu objetivo: dissertar argumentativamente sobre o tema proposto, trazer uma estrutura adequada e organizada, evidenciar qualidade estilística e linguística”, observa.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para a redação:

1) Tenha o hábito da leitura
2) Esteja sempre atualizado
3) Conheça os gêneros textuais
4) Exercite a sua escrita
5) Seja objetivo

Vestibular de Inverno UPF está com inscrições abertas

O Vestibular de Inverno da UPF inscreve para 27 cursos presenciais e quatro cursos híbridos. O ingresso pode ser feito de três formas: prova presencial, prova de redação on-line ou nota da redação do Enem. Já a prova de Medicina possui edital próprio e são duas formas de ingresso: prova presencial ou nota do Enem. As inscrições para a prova presencial, que ocorre no dia 25 de junho, podem ser feitas até o dia 21 de junho. Para quem optar pela prova de redação on-line, o processo seletivo pode ser realizado até 27 de julho. Inscreva-se em www.upf.br/ingresso.