Pesquisa e Inovação

V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança debate a relação língua-discurso

22/11/2021

13:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Grupo NALíngua (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem), realizam o V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança. O evento, que começou na manhã desta segunda-feira, 22 de novembro, de forma on-line, objetiva promover olhares prospectivos para os estudos da linguagem da criança a partir da relação língua-discurso.

A programação conta com conferências e janelas de debate e teve início com a conferência de abertura “En busca del encuentro comunicativo - Despliegues de intersubjetividad en la interlocución infantil temprana” (“Em busca do encontro comunicativo - Manifestações de intersubjetividade no diálogo na primeira infância”). O tema foi abordado pela professora Dra. Cecilia Rojas Nieto do Instituto de Investigaciones Filológicas e Universidad Nacional Autónoma de México.

A atividade, dentre os seus propósitos, visou ratificar a busca da criança e de seus interlocutores voltada para o encontro comunicativo e suas eventuais nuances, afinidades e diferenças; e propôs como cenário prospectivo o estudo da interação nas condições ecológicas da comunidade, abrindo uma janela para o diálogo.

Para conferir a conferência, acesse o link.

Importância do trabalho conjunto
Presente na mesa de abertura, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, mencionou o quão importante é a realização de atividades como o Encontro, bem como a existência do grupo que o promove. Segundo ela, é fundamental que se tenham iniciativas como esta, de constituição de núcleos fortes e interdisciplinares, e de grupos interinstitucionais envolvendo diversas instituições, como o grupo que organiza o evento. “Acredito muito nesse trabalho de rede, na potência dos múltiplos olhares e das múltiplas perspectivas teóricas, da partilha das práticas profissionais. Penso que é nessa construção coletiva que de fato conseguiremos avançar e nos fortalecer mais, não só no campo da pesquisa, mas também em outras frentes tão necessárias”, destacou.

A coordenadora do Encontro, professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, relatou que, nesta 5ª edição, o evento assume um olhar prospectivo, enfocando-se os caminhos futuros que se apresentam aos estudos da linguagem da criança a partir da relação língua-discurso, agora marcados, inclusive, pelo período pandêmico.

Também participaram do início das ações a coordenadora do PPGL, professora Dra. Claudia Toldo, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, Dr. Altair Alberto Fávero, que falaram sobre a satisfação em sediar o V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança, sendo uma oportunidade para pensar os desafios da pesquisa e da formação das novas gerações. Além deles, acompanharam a mesa a coordenadora do Grupo NaLíngua, Alessandra Del Ré, que citou a diversidade do grupo que organiza o Encontro, e o representante da comissão organizadora, Giovane Fernandes Oliveira (UFRGS).

Informações
O V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança segue virtualmente até quarta-feira (24). A programação completa pode ser conferida AQUI.