Geral

UPF será sede do XV Encontro Estadual de História

12/03/2020

11:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Em julho, o maior evento de pesquisadores, professores, estudantes e interessados em História do Rio Grande do Sul será realizado em Passo Fundo. O XV Encontro Estadual de História ocorre de 21 a 24 de julho, na Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo promovido pela Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS).
 
O Encontro Estadual de História é a principal das atividades científicas da ANPUH-RS no Estado. Ele é realizado bienalmente, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. A temática “História e resistências” dialoga com os últimos acontecimentos regionais, nacionais e internacionais e procura criar um espaço fecundo para diálogos e discussões a respeito do presente e do futuro da produção, circulação e defesa do conhecimento histórico e científico, bem como a vivência democrática.

A programação conta com diversas atividades, tais como conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos e oficinas. A cerimônia de abertura está marcada para às 19h da terça-feira (21/07). Após, haverá a conferência com a professora Dra. Márcia Maria Menendes Motta (UFF), atualmente presidente nacional da Associação Nacional de História (ANPUH).

Como participar
Interessados já podem se inscrever nas modalidades ouvintes, participantes de minicurso ou oficina, apresentadores de trabalho e também para o lançamento de livros. 

Informações e inscrições pelo site www.eeh2020.anpuh-rs.org.br ou com a coordenadora local do evento e atual vice-presidente da ANPUH-RS, professora Dra. Gizele Zanotto (PPGH/UPF), pelo e-mail gizele@upf.br.

O XV Encontro Estadual de História tem como parceiros o Programa de Pós-Graduação em História e o curso de História da UPF, além do apoio de várias instituições de ensino superior, empresas e entidades de todo estado.