Ensino

UPF sedia V Workshop Escola de Informática Teórica

10/10/2019

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Estudantes e pesquisadores de todo o estado participam de evento na área da computação teórica

Evento criado com o objetivo de integrar e promover estudos relacionados à computação teórica, o V Workshop Escola de Informática Teórica – WEIT 2019 – está sendo sediado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e, na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, realizou um minicurso sobre computação flexível. A atividade foi ministrada pela Dra. Renata Reiser. 

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é sediado a cada dois anos pelas universidades parceiras. “ O Workshop é estadual, estamos sediando a quinta edição. O evento foi criado por um grupo de professores da UFPel, da Furg e da UFRGS e tem como foco trabalhar a parte teórica mostrando para nossos estudantes a importância da fundamentação teórica dentro da área, que é fundamental para as aplicações”, disse o professor da UPF, Dr. Carlos Hölbig.

O Workshop conta com minicursos, palestras e apresentações de trabalhos. Mais de 100 estudantes da graduação, mestrado, doutorado, além de pesquisadores da área de todo o estado participam do evento. “Esse Workshop surgiu com o objetivo de congregar pesquisadores da área para discutir as pesquisas. Observamos que não tinha um evento para discutir a informática teórica no estado, então, criamos para integrar e compartilhar pesquisas, criar novos grupos de trabalhos e também para discutir sobre a área de informática teórica”, contou a integrante do Comitê Executivo do Weit, Dra. Simone Andrea da Costa Cavalheiro. 

Weit 2019
O Weit 2019 iniciou na quarta-feira, 9 de outubro, com uma palestra do professor da UPF, Dr. Roberto Rabello. Além de minicursos e palestras, o evento contempla a apresentação de 33 artigos que foram selecionados previamente por um comitê avaliador. O evento encerra nesta sexta-feira, 11 de outubro. O Weit 2019 foi organizado pelos cursos da área de Informática e pelo mestrado em Computação Aplicada (PPGCA) da UPF. A próxima edição do evento ocorrerá na Unipampa em Bagé.