Vestibular

UPF sedia o V Encontro de Bibliotecas do Comung

26/10/2018

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Representantes das equipes das bibliotecas das 15 instituições que integram o Comung estão reunidos nesta sexta-feira, 26 de outubro, em Passo Fundo

Com o intuito de integrar e promover uma troca de experiências entre as equipes das bibliotecas que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), a Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, o V Encontro de Bibliotecas do Comung. O evento ocorre no auditório da Biblioteca Central, Campus I, reunindo representantes das 15 instituições que integram o Comung.

Presente na mesa de autoridades, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, evidenciou que é preciso fortalecer a rede. “Representamos no Rio Grande do Sul um grupo de instituições que se dedicaram ao longo da história para fortalecer o ensino superior e suas regiões, e, com isso, hoje temos uma educação de qualidade. Espaços dessa natureza propiciam momentos de reflexão e aprofundamento, e potencializam cada uma das instituições. Somos muito mais do que 15, pois, na medida em que compartilhamos experiências e socializamos o conhecimento, aprendemos e reaprendemos juntos”, frisou ela, enfatizando que é importante que não só a rede de Bibliotecas, mas outros setores também possam ter encontros e debates em prol de uma educação superior de qualidade.

Também na mesa de abertura, o vice-reitor de Graduação Dr. Edison Alencar Casagranda destacou a tradição do evento. “A UPF se coloca na rota desses encontros que são importantes, seja pelo contato ou por oportunizar a troca de experiências. A nossa Biblioteca data dos anos 50 e temos obras importantes e até raras, com isso, do ponto de vista da interação, vivências como essa são fundamentais”, pontuou ele, enfatizando que o Comung tem esse propósito de aproximar as instituições.

O evento é coordenado pela supervisora de Acervos da Rede de Bibliotecas da UPF, Laíde Cristina Mühl, e contou com a colaboração da equipe da Biblioteca Central. Para ela, o momento já é válido pelo fato de promover um encontro importante, e, mais do que isso, pelo compartilhamento de informações, troca de ideias e experiências, que produzem conhecimento e integram o grupo de instituições.

A programação inclui debate sobre temas diversos. Pela manhã, a explanação “A utilização do ORCID e a gestão de dados de pesquisa” foi apresentada pelo professor Dr. Adriano Pasqualotti, da UPF. A atividade ainda contou com a apresentação de fornecedores de conteúdos eletrônicos. À tarde, “Os novos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação do MEC sob a perspectiva da biblioteca” é o tema destacado pela Divisão de Ensino de Graduação, Setor de Legislação e Normas e Rede de Bibliotecas da UPF.