Ensino

UPF sedia a 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática

09/06/2021

11:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em função da pandemia, as provas da primeira fase serão realizadas no modelo remoto

A Universidade de Passo Fundo (UPF) será novamente sede da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Em sua 23ª edição, devido a pandemia de Covid-19, neste ano, a exemplo de 2020, as provas da Fase 1 poderão ser realizadas presencialmente na escola ou on-line na casa de cada competidor(a), utilizando o Ambiente de Prova da OBI. A sede da UPF vai manter a realização da prova no formato remoto. As atividades ocorrem entre os dias 14 e 16 de junho.

Destinada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Superior, a atividade contempla capacitação em pensamento computacional e linguagem de programação para qualquer estudante interessado em participar da OBI. Cada uma das modalidades é subdividida em níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas.

Neste ano, o início do período de Prova da Fase 1, Modalidade Programação, pode ser realizada em qualquer dos três dias (14, 15 ou 16), no horário de escolha do estudante, no período das 7h às 23h, com duração de uma hora.

Na UPF, toda organização, mobilização, treinamentos dos inscritos, acompanhamento e aplicação da prova é realizada pelo projeto de extensão “Programando o Futuro!”. O trabalho é coordenado pelo professor Dr. Eder Pazinatto. “A UPF, sendo sede da OBI, tem proporcionado aos alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Passo Fundo e principalmente aos alunos iniciantes dos cursos superiores de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação da UPF um desafio diferente em nível nacional, algo que proporciona aprendizado e experiência em programação de computadores. A participação dos alunos também é usada para identificar talentos para uma carreira que possui um grande déficit de profissionais”, destaca, ressaltando que a UPF é sede da OBI na região há vários anos, com participação de estudantes com excelentes resultados, inclusive na final nacional.

A OBI
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. A prova objetiva despertar nos estudantes de Ensino Médio o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, a ciência da computação) através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Também podem participar alunos do quarto ano do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Superior.

Na Olimpíada, na modalidade Programação, os participantes são desafiados a resolver problemas simples, através do desenvolvimento de programas de computador, com uso de uma linguagem de programação (Pascal, C, C++, Java, Javascript e Python.).