Cultura

UPF recebe projeções da exposição “Miragens do Agora - Um olhar sobre a pandemia”

02/07/2021

10:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Diogo Zanatta

Ação foi realizada no Pórtico da UPF, campus I, na quinta-feira, 1º de julho

Depois de percorrer diversos locais de Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo (UPF) também recebeu as projeções da exposição “Miragens do Agora - Um olhar sobre a pandemia”. A ação ocorreu na noite de quinta-feira, 1º de julho, no Pórtico da Instituição. O projeto é uma parceria entre o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS/UPF) e o fotógrafo Diogo Zanatta, com curadoria de Mariah Teixeira e apoio do Sesc Passo Fundo, Hospital de Clínicas, Hospital São Vicente de Paulo e Secretaria de Cultura de Passo Fundo. 

A exposição retrata a pandemia de covid-19 no município, a partir do olhar sensível do fotógrafo Diogo Zanatta, que é egresso da UPF, formado em Publicidade e Propaganda, e tem uma ligação muito forte com a Universidade. “Tenho um carinho e uma relação muito grande pela UPF. Minha mãe foi funcionária da Instituição durante 35 anos, eu fiz meu ensino médio no Integrado UPF, a minha faculdade na FAC (Faculdade de Artes de Comunicação) e trabalhei na UPF. Voltar e expor minhas fotos neste Pórtico, que passei anos entrando e saindo, é muito especial”, declara o fotógrafo Diogo Zanatta.

A gerente do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti, salienta que desde o início da pandemia o Sesc vem promovendo ações culturais de forma virtual à comunidade, e neste contexto, o projeto “Miragens do Agora: um olhar sobre a pandemia” veio ao encontro dos desafios da cultura neste período. “Parabenizamos o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, a Universidade de Passo Fundo e o fotógrafo Diogo Zanatta pelo projeto sensível e inovador, que proporcionou a comunidade uma reflexão sobre o momento pandêmico que vivemos. Ficamos honrados pela oportunidade de parceria nesta ação Cultural e aproveitamos para desejar vida longa ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider que neste ano comemora 25 Anos de fundação”, enfatiza Aline.

Para o MAVRS, a exposição também tem um significado especial e contribui para a promoção da cultura e da arte em tempos de pandemia. “Neste momento em que os museus se encontram de portas fechadas pra atendimento ao público, surgiu a ideia das projeções pela cidade com intuito de dialogar e estimular a arte e cultura além dos espaços físicos do Museu. É uma possibilidade de criar um vínculo e se aproximar da nossa comunidade”, salienta Patricia Vivian, funcionária responsável pelo Museu.

As fachadas do MAVRS, Sesc Passo Fundo, Hospital de Clínicas, Hospital São Vicente de Paulo e Galeria Estação da Arte – Gare também foram contempladas com as projeções.