Extensão

UPF recebe obra “Política e processos de gestão da educação e da escola”

12/02/2020

14:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Livro é resultado de estudos realizados no curso de Especialização Políticas e Gestão da Educação, desenvolvido em parceria entre a Instituição e a prefeitura de Soledade

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin recebeu, na tarde desta terça-feira, 11 de fevereiro, a secretária de educação de Soledade Ádria Brum de Azambuja. Durante a visita, que foi acompanhada pela assessora da vice-reitoria de Graduação professora Me. Daniela De David Araújo, a secretária entregou para a reitora exemplares do livro “Políticas e processos de gestão da educação e da escola”, organizado pelas professoras da Instituição Dra. Eliara Zavieruka Levinski e Dra. Luciane Spanhol Bordignon. 

A obra publicada pela UPF Editora reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes da Especialização Políticas e Gestão da Educação, que foi realizado na modalidade in company, em um convênio de cooperação celebrado entre a Prefeitura de Soledade e da Fundação Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Educação (Faed). Composto por nove capítulos escritos por 15 alunos, o livro aborda temas relacionados à gestão. 

Os estudantes, todos docentes da educação básica, a partir de inquietações oriundas da ação profissional, produziram investigações e desenvolveram projetos e práticas pedagógicas para enfrentar os desafios e qualificar os processos de ensinar e de aprender. “As pesquisas realizadas pelos acadêmicos e professores versaram sobre problemáticas a serem enfrentadas no sistema municipal de ensino. Esse estudo e essa obra permitirão aos professores que realizaram o curso revisitar os seus escritos à luz das suas práticas nas suas escolas, ao mesmo tempo em que vai servir de base para discussão de outros profissionais que possam se interessar pelos temas”, destacou a secretária.

Para Ádria, esta é uma obra singular para o município de Soledade e uma forma de prestar contas à comunidade, uma vez que o curso foi custeado pelo poder público municipal. “É uma obra que vai ficar registrada para sempre daquilo que se fez e daquilo que se faz em termos de uma educação qualificada”, completou.

Os livros estarão disponíveis para retirada e consulta da comunidade acadêmica na Rede de Bibliotecas da UPF.