Geral

UPF recebe Mostra Itinerante Paulo Freire e outras três exposições

07/11/2018

21:17

Por: Assessoria de Imprensa

Trabalhos serão expostos durante o Seminário Interinstitucional Direitos Humanos, Diversidade e Conscientização, entre os dias 7 e 9 de novembro

A Mostra Itinerante “Paulo Freire: vida e trabalho que transcendem fronteiras” é uma das exposições que integram as atividades paralelas ao Seminário Interinstitucional Direitos Humanos, Diversidade e Conscientização. O Seminário ocorre entre 7 e 9 de novembro, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I, e também abrangerá outras três exposições. 

A Mostra sobre Paulo Freire é organizada pela UFPel e Furg, com curadoria do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (Gepalfa/UPF), e já percorreu países como a Argentina, Uruguai e Nova Zelândia. Ela pretende criar um ambiente de diálogo sobre o legado de Paulo Freire, com o objetivo de pensar a atualidade do pensamento dele, e lutar por uma educação que ensine a pensar e não por uma educação que ensine a obedecer. A atividade também é uma homenagem aos 50 anos de uma das principais obras de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido, que será tema de um painel do evento, na sexta-feira (9), às 20h, com a participação do professor Dr. Ivo Dickmann (Unochapecó), professor Dr. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS Erechim) e Adriana Dickel (UPF). 

Além dessa Mostra, o Seminário abrangerá outras exposições no Centro de Eventos: “Questões indígenas”, do curso de Artes Visuais da UPF, e “A minha, a tua, as nossas Marias”, do projeto de extensão Projur Mulher da UPF, organizadas pela coordenadora do curso de Artes Visuais, professora Me. Mariane Loch Sbeghen. Já a exposição “Gênese: A construção do Acervo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS)”, estará no Portal das Linguagens, aberta para visitação até às 21h. A curadoria da Gênese é da professora Luciane, com a colaboração da coordenadora do curso de Artes Visuais, e das professoras Me. Aline do Carmo e Me. Fabiana Beltrami.

Sobre o Seminário
A UPF, em parceria com o Ifibe, a Imed, a UFFS, o IFSul e a Fabe, são os promotores do Seminário Interinstitucional Direitos Humanos, Diversidade e Conscientização. O evento tem como principal objetivo promover o debate sobre questões chave para a atualidade à luz de momentos históricos referenciais da formação contemporânea. A programação inclui mesas de diálogo, cinedebates, oficinas, apresentações culturais e diálogos informais.

Confira a programação completa do Seminário: 

Dia 07/11 – quarta-feira
19:00 – Acolhida
19:30 – Abertura (falas de promotores/as)
20:00 – Mesa de Diálogo sobre os 50 anos do Maio de 1968
Convidados: Tau Golin (UPF), José Ernani (Com) 
21:30 – Debate com participantes
22:00 – Encerramento do Dia

Dia 08/11 – quinta-feira
14:00 – Cine Debate sobre Maio de 1968
15:15 – Oficinas Simultâneas
17:00 – Diálogos Informais
19:30 – Manifestação Sócio-Cultural – Grupo Alforria
20:00 – Mesa de Diálogo sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Convidados: Paulo César Carbonari (IFIBE/CDHPF) e Ipojucan Vecchi (UPF), Reginete Bispo (Akeni)
21:30 – Diálogos com participantes
22:00 – Encerramento do Dia

Dia 09/11 – sexta-feira
14:00 – Cine-Debate sobre Direitos Humanos
15:15 – Oficinas Simultâneas 
17:00 – Diálogos Informais
19:30 – Manifestação Sócio-Cultural – Pacheco 
20:00 – Mesa de Diálogo sobre os 50 anos da “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire
Convidados: Dr. Ivo Dickmann (Unochapecó) e Tiago Ingrassia (UFFS Erechim) e Francisca Pini (IPF) – 
21:30 – Diálogos com participantes
22:00 – Encerramento do Dia