Universidade

UPF recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Erechim

25/04/2019

16:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Homenagem foi prestada em razão da celebração dos 50 anos de implantação do ensino superior no município, que iniciou com um núcleo de extensão da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi uma das instituições reconhecidas pela Câmara de Vereadores de Erechim em uma sessão solene em homenagem aos 50 anos de criação do ensino superior no município. A sessão ocorreu na noite dessa quarta-feira, dia 24 de abril, e reuniu autoridades e professores que participaram dos primeiros movimentos para a instalação de uma universidade no município, além de representantes das instituições de ensino superior que fizeram parte da história de Erechim. Na oportunidade, a UPF recebeu a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário, honraria especial concedida durante o período de comemoração dos 100 anos do município, que iniciou em 30 de abril de 2018 e se encerra em 30 de abril deste ano. 

A história do ensino superior no município iniciou em 1969, quando a UPF implantou o Núcleo Universitário Alto Uruguai, inaugurado no dia 7 de setembro. A ação fez parte dos planos de expansão da Instituição, que incluíam o desenvolvimento de atividades de extensão, tendo em vista a elevação do nível cultural das comunidades e o incentivo ao surgimento de núcleos de pesquisas em diferentes campi. Em Erechim, o núcleo iniciou com os cursos de Estudos Sociais e Letras, e o primeiro vestibular teve 74 aprovados. A partir de 1973, passou a oferecer também o curso de Ciências Econômicas. O núcleo foi extinto em julho de 1976, transformando-se em um campus autônomo. 

Proponente da homenagem, o vereador Flavinho Barcellos destacou a importância que a UPF teve para o município, ressaltando que, se não fosse pela ação da Instituição, o ensino superior teria chegado muito mais tarde a Erechim. “Quando o Ministro da Educação abriu a possibilidade de criar as extensões universitárias, o prefeito de Erechim na época, Eduardo Pinto, foi a Passo Fundo e o reitor entendeu que era importante. Para nós, isso foi decisivo. Se a UPF não tivesse tido esse gesto nobre, o ensino superior, no mínimo, teria atrasado para chegar a Erechim. Então, essa é a razão de a gente fazer essa homenagem justa para a UPF, que realmente fez parte da história do ensino superior em nossa cidade”, disse o vereador. 

Falando em nome da UPF e de todos os homenageados da noite, a reitora professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin destacou que rememorar a história é uma forma de homenageá-la. “Que gesto bonito esta Casa fez hoje, valorizando pessoas e instituições que escreveram essa importante história na querida cidade de Erechim”, pontuou. De acordo com a reitora, o sentimento da Instituição não poderia ser outro a não ser o de orgulho por participar da escrita das primeiras páginas dessa história. “Nos honramos em reconhecer que quem luta pela mesma causa nunca concorre com o outro, mas fortalece um ao outro por um mesmo propósito, nesse caso, por um futuro melhor, com um mundo constituído por cidadãos melhores”, completou. 

Pioneiros
Além da UPF, pessoas e instituições importantes também foram lembradas durante a sessão. Entre eles, estavam o advogado Jayme Antônio Pereira, que foi o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e o também advogado Guilherme Barp, primeiro coordenador do Núcleo Universitário Alto Uruguai. “Para mim, esse momento realmente foi uma homenagem prestada aos professores e ao ensino superior. Por isso, estamos aqui para dizer muito obrigado a Passo Fundo”, disse Barp, que, na ocasião, recebeu o Troféu Castelinho, homenagem que visa resgatar a memória e valorizar os pioneiros que ajudam a construir a história de Erechim. 

A sessão solene contou ainda com a apresentação da Big Band Comunitária, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF.