Ensino

UPF recebe exposição “A criança na língua: passo a passo”

23/10/2018

17:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Exposição itinerante percorrerá diferentes instituições no Brasil e na França convidando a todos a descobrir o ainda misterioso universo da linguagem da criança

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, no mês de novembro, a exposição itinerante franco-brasileira “A criança na língua: passo a passo”. A exposição é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP), o Consulado da França em São Paulo e a Universidade Paul Valéry (Montpellier, França) e foi elaborada em duas versões, em português e em francês. Na UPF, a exposição conta com o apoio do curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (Faed) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

“A criança na língua: passo a passo” é uma exposição itinerante, que percorrerá diferentes instituições no Brasil e na França, e que convida a todos a descobrir o ainda misterioso universo da linguagem da criança. O objetivo é divulgar a área de Aquisição da Linguagem ao grande público, aproximar as pesquisas da sociedade, democratizar o conhecimento, compartilhando o resultado de estudos com pais, professores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros interessados na infância.

Com ela, pretende-se responder às perguntas mais frequentemente feitas sobre esse tema, tais como: com que idade as crianças produzem as primeiras palavras? Como devemos falar com um bebê? Os pais devem se preocupar se seus filhos de 20 meses ainda não falam? Quais são os processos pelos quais as crianças passam para compreender e aprender a falar?
Para isso, serão apresentadas algumas respostas por meio de painéis informativos, vídeos, áudios e ilustrações que permitirão seguir, passo a passo, a progressão da criança na aquisição de sua(s) língua(s) materna(s), desde suas primeiras vocalizações até as frases mais complexas. Nesse percurso, também serão abordados temas importantes na aquisição de línguas (focos), tais como a linguagem que se utiliza com as crianças, o bilinguismo, a multimodalidade, o humor, dentre outros.

Na UPF, a exposição ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I. A abertura oficial será no dia 7, a partir das 19h30min, com relatos de pesquisa. Na sequência, haverá uma visita guiada. No dia 8, também ocorre uma visita guiada a partir das 14 horas.