Universidade

UPF recebe coordenadores de Arquitetura e Urbanismo de países do Mercosul

21/08/2018

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Grupo reúne instituições de ensino que participam do Programa Marca, de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Encontro acontece nestes dias 21, 22 e 23 de agosto

Um debate sobre o processo de internacionalização e o fortalecimento da parceria que envolve instituições de cinco países que integram o Programa Marca é o que se marca um encontro que está sendo realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), nestes dias 21, 22 e 23 de agosto. Coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia se reúnem para a internacionalização dos estudos acadêmicos para docentes e discentes.

O Programa Marca é um projeto do Governo Federal que atua em parceria com universidades conveniadas de países pertencentes ou associados ao Mercosul. Conforme o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, professor Dr. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, ao todo, são 20 coordenadores de cursos de Arquitetura participantes. “Para nós, é um grande orgulho e um passo importante no processo de internacionalização, de apresentar a UPF fora do âmbito regional e mostar que aquilo que fazemos é tão bom ou melhor do que aquilo que se faz em outros países da América Latina”, aponta. 

A atividade faz parte do processo de internacionalização vivido pelos coordenadores, que conhecem todas as instituições que participam do Programa Marca, vinculado ao Sistema Arcu-Sul de acreditação. O encontro é bianual e acontece pela primeira vez na UPF. Dentre as atividades, estão rodas de conversa para avaliar a qualidade do programa e debates sobre assuntos que envolvem a mobilidade docente, experiências já vivenciadas, além da cultura local, marcos importantes da arquitetura e da história de Passo Fundo, UPF Parque e o campus universitário. 

Para a abertura do encontro, a convidada especial foi a professora da UPF, Dra. Rosani Sgari, que evidenciou o movimento de internacionalização alcançado na graduação nos últimos quatro anos. Também esteve presente a professora Dra. Luciane Sturm, juntamente com a equipe da Assessoria Internacional da Instituição.

As arquitetas Ines Girelli e Gabriela Gimenez são as coordenadoras gerais da área no Programa Marca. Segundo elas, a rede se formou de dois outros movimentos que se reuniram. “Celebramos nesta reunião a participação e o grande desejo de que se concretizem muitos projetos comuns em docência, pesquisa e extensão. É um processo acompanhado pelo Mercosul e por todas as instituições que fazem parte do Programa. Estamos no caminho de um trabalho conjunto”, disse Gabriela. O próximo encontro do grupo de coordenadores será na Bolívia.