Vestibular

UPF recebe candidatos de oito estados neste sábado (8)

08/06/2019

12:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Natália Fávero

Prova do Vestibular de Inverno inicia às 14h, no campus I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, neste sábado, 8 de junho, o seu Vestibular de Inverno 2019. Estão sendo oferecidos 23 cursos. A prova inicia às 14h e vai até 15h30min para inscritos no Grupo 1 e até 19h para vestibulandos do Grupo 2. A UPF recebe candidatos de oito estados: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nesta edição, o curso mais concorrido é Medicina, com 63,58 candidatos por vaga. O ranking é seguido por Odontologia, com 3,78; por Medicina Veterinária, com 3,29; e por Direito, com 3,18 candidatos por vaga. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Movimentando milhares de pessoas que farão o processo seletivo, além de pais e acompanhantes dos vestibulandos que oferecem suporte a quem fará a prova, a UPF terá um espaço no Campus para acolhimento da comunidade. A área verde estará disponível para mateada e descanso enquanto os familiares aguardam a conclusão da prova.

Treinamento de reanimação cardiopulmonar com simuladores de pacientes 
Durante o dia do vestibular, os alunos da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva (LATIN) da Faculdade de Medicina (FM) realizarão o treinamento com o uso de simuladores de pacientes-robôs que respondem como um ser humano às ações pratica. Os familiares dos vestibulandos poderão participar de atividades de reanimação cardiopulmonar (RCP). Esse treinamento consiste num conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Além de treinamento profissional, esse tipo de técnica também se destina a treinar pessoas comuns para salvamentos.

Os simuladores, que vão ser usados no treinamento, farão parte do Centro de Simulação Realística que está sendo desenvolvido na FM e envolverá todas as áreas da saúde.  O projeto conta com ambientes e técnicas que replicam as situações e desafios vividos no dia a dia hospitalar. 

Equipado com simuladores de paciente – robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas – fazem com que os treinamentos estejam o mais próximo da realidade, permitindo ao profissional praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, sem colocar em risco a vida de paciente reais. Segundo o Diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Paulo Reichert, "a simulação realística é um avanço importante no ensino das áreas médicas. Coloca o aluno em ambiente realístico para treinar e repetir técnicas, protegendo-o dos impactos psicológicos quando em situação real nas práticas da profissão".

Informações
Todas as informações relativas ao processo seletivo podem ser obtidas no edital, disponível no site vestibular.upf.br. No endereço eletrônico, também é possível consultar informações sobre as bolsas disponíveis e sobre os programas de crédito ofertados aos ingressantes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Vestibular, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.