Ensino

UPF promove Semana Acadêmica Integrada do Iceg

15/08/2018

18:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Instituto de Ciências Exatas (Iceg), promove, de 3 a 6 de setembro, a VIII Semana Acadêmica Integrada (Saiceg), com o tema “História, compromisso e comunidade: comemorando os 50 anos da Instituição”. O evento é promovido pelos cursos de Química (L), Química (B), Matemática (L), Geografia (L) e Física (L). A abertura da Semana Acadêmica acontece a partir das 19h20min do dia 3 de setembro, com o painel " O papel do Iceg nos 50 anos da UPF”. O evento ocorre no Centro de Eventos, Campus I.

A palestra de abertura contará com a presença de professores e funcionários que fazem parte da história da unidade acadêmica. Paralelamente à Semana Integrada, ocorre a Semana Acadêmica do curso de Física; a XVI Semana do Químico; a Semana Acadêmica da Matemática e a IX Semana Acadêmica da Geografia. 

De acordo com a coordenadora do evento, professora Me. Mariane Giaretta, o diferencial deste ano é a comemoração dos 50 anos da Universidade e o painel de abertura, no qual ex-professores e ex-funcionários apresentarão relatos de sua história junto ao Iceg.  “A qualidade da formação inicial de profissionais de licenciatura e bacharelado e a formação continuada dos docentes desses cursos passam pela identificação pessoal do cidadão que deseja formar-se profissional. E são os cursos de graduação e pós-graduação que, por meio de disciplinas e eventos, promovem o conhecimento de saberes que contribuem para o reconhecimento de quem é o sujeito no mundo profissional e qual o seu papel como cidadão na sociedade a que pertence”, explicou Mariane.  

Conforme a professora, a VIII Saiceg tem como objetivo proporcionar aos profissionais em formação ou atualização o debate e a reflexão de temas que possibilitem a complementação de saberes, permitindo que os profissionais se reconheçam e assumam sua condição de cidadão na atual sociedade. “O objetivo do evento é integrar as diferentes áreas do conhecimento, refletindo sobre temas comuns, proporcionando aos profissionais o debate e a reflexão. O Saiceg possibilita a complementação de saberes que permitem ao profissional se reconhecer e assumir sua condição de cidadão na atual sociedade”, destacou. 

Durante o evento, serão promovidas diversas atividades conjuntas com os acadêmicos. O encerramento da Semana Acadêmica Integrada, acontece no dia 6 de setembro a partir das 19h20min, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), com a palestra “Divulgação Científica”.