Geral

UPF promove Pré-Conferência Municipal de Saúde

19/03/2019

17:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (UPF/VREAC) e do Centro Universitário de Saúde Coletiva (CEUSC), promoveu, na última segunda-feira, 18 de março, a Pré-Conferencia Municipal de Saúde. O evento ocorreu no Auditório Biomédico, Campus II da UPF. O objetivo do encontro foi de debater melhorias do sistema de saúde, propondo ações para serem apresentadas durante a 12ª Conferencia Municipal de Saúde de Passo Fundo, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março. 

De acordo com a professora Maria Lucia Dal Magro, diversos estados e municípios estão realizando suas conferências. “Passo Fundo estará realizando sua conferencia municipal nos dias 29 e 30 deste mês. As conferências são espaços no qual a comunidade se reúne para discutir e elencar propostas para que sirvam de subsídio para elaboração do Plano Municipal de Saúde do município”, explicou. 

Segundo a professora Maria Lucia, as conferências estão elencadas na lei 8.142 que é uma das formas de participação social da população nos processos de gestão da saúde. “A conferência ocorre a cada dois anos, e a UPF sempre organiza uma pré-conferência para discutir questões que possam ser importantes para serem levadas para a Conferência Municipal de Saúde”, disse. 

Nesse ano também ocorre a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que abordará a temática “Democracia e saúde”, dos dias 4 a 7 de agosto.