Ensino

UPF promove nova edição do curso Trichinella Spiralis

22/03/2019

18:50

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, na próxima segunda-feira, dia 25 de março, o XXXIII Curso Teórico-Prático de Trichinella Spiralis. Sob coordenação dos professores Dra. Maria Isabel Botelho Vieira e Dr. Elci Dickel, do curso de Medicina Veterinária, o evento inicia às 10h, com a parte teórica, que ocorre no prédio do curso, e segue pela tarde com a parte prática, no Laboratório Multidisciplinar. A atividade deve reunir mais de 40 participantes de diversas regiões. 

De acordo com a professora Maria Isabel, a ocorrência de doenças infectocontagiosas e parasitárias presentes em carnes de suínos representa um dos principais gargalos na produção eficaz e segura de alimentos. Muitas dessas enfermidades podem ser transmitidas aos seres humanos através de alimentos de origem animal, como por exemplo a Trichinelose. “Vivemos em uma época de um conceito mundial de segurança alimentar, sendo importante que as normas vigentes estejam presentes em toda a cadeia alimentar, portanto, do campo ao prato, segundo Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), responsável pelas normas relativas à sanidade animal e zoonoses”, destacou a professora, lembrando ainda que o Brasil é livre do parasita Trichinella spiralis, mas, por ser exportador de carne suína, precisa realizar o diagnóstico em carcaças de suínos exportados para diversos países.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações totais de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) alcançaram 54,09 mil toneladas em fevereiro.  O resultado supera em 26,5% o volume de carne suína embarcada no segundo mês de 2018, quando foram exportadas 42,7 mil toneladas. Reaberto em novembro do ano passado, o mercado da Rússia importou, no primeiro bimestre deste ano, 11 mil toneladas.  O país já é o terceiro principal destino do produto brasileiro.