Extensão

UPF presente na comemoração de 24 anos da Feira Ecológica

19/05/2022

09:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento, que acontece neste sábado (21), terá a participação dos projetos de extensão da Instituição

A Universidade de Passo Fundo (UPF) participa do evento que celebra os 24 anos da Feira Ecológica. A partir das 8h deste sábado, 21 de maio, na praça Ir. Maria Catarina (Avenida Brasil Oeste), a comunidade terá a oportunidade de conhecer o trabalho de alguns dos projetos de extensão da Instituição.

A programação reúne o Acampamento da Criança com Diabetes, que estará divulgando o projeto, as ações realizadas e esclarecerá dúvidas sobre a Diabetes Mellitus tipo 1; o Balcão do Consumidor, com a realização de atendimentos (registro de reclamações) e orientações sobre os direitos dos consumidores; o Balcão do Trabalhador, com auxílio e orientações para empregados e empregadores a respeito das relações laborais; e o ComSaúde, que prestará orientações sobre autismo, doação de órgãos e vacina da gripe.

A Feira Ecológica UPF também marca presença por meio do apoio aos associados da Coonalter e aos grupos de economia solidária. O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) promove uma oficina de reconhecimento e uso de plantas alimentícias não convencionais (PANC), além da demonstração de técnicas utilizadas na produção orgânica de alimentos. O projeto Promovendo Saúde e Qualidade de Vida passará orientações sobre a utilização e formas de preparo dos alimentos da safra e o uso integral dos alimentos (partes comestíveis geralmente descartadas), bem como fará a degustação de preparações com os produtos da feira.

O projeto UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa realiza uma exposição de fotos relacionadas às atividades de alfabetização junto à Coama, e o VivA!Emau - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo promove uma exposição de fotos referentes às ações do projeto.

Momento para celebrar a existência de organizações do município
O evento, que ainda contempla uma mateada solidária, tem por objetivo comemorar a trajetória de organizações sociais que promovem vida digna, solidariedade e alimentação saudável. Além das mais de duas décadas da Feira Ecológica, serão celebrados os 60 anos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo; os 15 anos do Projeto TransformAção; os 36 anos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap); e a Semana Nacional do Alimento Orgânico.

A população poderá participar de rodas de conversa sobre alimentação saudável, reciclagem e educação ambiental. Também, serão fornecidos erva mate e água quente para o chimarrão, haverá a presença de cantores, das cooperativas de reciclagem, dos grupos vulneráveis atendidos pelas instituições e da cooperativa Cootraempo, com coleta seletiva.