Geral

UPF participa da primeira reunião de Mesa 2021 do Inova RS da região Produção e Norte

30/04/2021

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) participou, nesta sexta-feira, 30 de abril, da primeira reunião de Mesa 2021 da região Produção e Norte do Programa Inova RS. O encontro virtual apresentou os dois projetos prioritários da região, que são o Programa de Inovação na Saúde e o Agrotec Norte. Essas duas áreas são as prioritárias da região e integram a visão de futuro do Programa Inova RS, com a finalidade de, até 2030, tornar a região da Produção e Norte do RS referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao agronegócio e à saúde.

O projeto da área de saúde visa propor ações de fomento à criação de startups e geração de soluções inovadoras a partir das competências regionais na área de ciências da saúde e da integração com outras áreas de conhecimento. Já o Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais. Durante o encontro foram apresentados os objetivos e as ações de cada projeto, com a participação dos representantes da coordenação do comitê estratégico e das diversas instituições parceiras que integram o programa na região da Produção e Norte, bem como da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O vice-reitor Administrativo da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, que representou a Universidade no evento, destacou a importância dos projetos, que vão ao encontro de dois eixos importantes e fortes da UPF, que são a saúde e o agronegócio. “Colocamos a infraestrutura da Universidade à disposição desses projetos. Que possamos ter muitas inovações e empresas para ajudar no crescimento dessa região do nosso Estado”, destacou Thomé.

O evento foi transmitido pela página da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia no Facebook e está disponível para o público. 

O que é o Inova RS?
É um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.

O que é a Mesa do Inova RS?
A Mesa do Inova RS reúne lideranças da quádrupla hélice e é responsável pela definição da Visão de Futuro do ecossistema, assim como, por priorizar e definir os projetos de inovação mais relevantes para a região da Produção e Norte.