Ensino

UPF oferece opção de Intercâmbio Virtual para acadêmicos de diferentes cursos

05/08/2020

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com a impossibilidade de mobilidade acadêmica presencial, em função da pandemia de Covid-19, acadêmicos podem estudar em uma universidade estrangeira sem sair de casa

Além de mudar a rotina de estudantes e professores, a pandemia de Covid-19 afetou também o sonho de estudar em outro país. No entanto, mesmo com a impossibilidade de realizar a mobilidade acadêmica de forma presencial, acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) podem viver a experiência de estudar em uma instituição estrangeira por meio do Intercâmbio Virtual. A Assessoria Internacional (AI) da UPF trabalhou no mês de julho para organizar junto a instituições parceiras uma proposta de intercâmbio virtual a fim de possibilitar uma experiência internacional a mais estudantes. Nessa modalidade, acadêmicos dos cursos de graduação da UPF podem cursar uma disciplina on-line, em uma das instituições conveniadas, concomitantemente com seus estudos em nossa Instituição.

Universidade Nacional de Córdoba, Argentina

De acordo com a AI, neste semestre, como uma primeira experiência, os estudantes poderão optar por cursar uma disciplina na Universidade de Colima, no México ou na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. O Intercâmbio Virtual é uma possibilidade de o acadêmico praticar um idioma adicional, nesse caso, o espanhol, e ter contato com outras culturas sem sair de casa. Além disso, o acadêmico estará qualificando seu currículo, por meio do registro de um curso internacional. 

Como participar
Podem solicitar a realização de Intercâmbio Virtual todos os acadêmicos dos cursos de graduação da UPF que estejam matriculados em, no mínimo, três disciplinas e tenham sido aprovados em, no mínimo 50% e no máximo 90% dos créditos do curso. Para fazer a solicitação, o estudante deve encaminhar para o e-mail aai@upf.br, até 9 de agosto, formulário de inscrição; atestado de vínculo com percentual de créditos, que deve ser solicitado por e-mail na secretaria do curso; carta de ciência e aceite do coordenador do curso, com  assinatura, em arquivo PDF; e comprovante de conhecimento da Língua Espanhola. Todas os detalhes sobre a convocatória e modelos de documentos referente ao programa, bem como a listagem das disciplinas ofertadas, podem ser acessadas no link.  

Universidade de Colima, México

A coordenação da AI destaca que os estudantes interessados devem estar atentos ao fato de que as disciplinas serão ministradas em espanhol e, por isso, as instituições parceiras solicitam um comprovante de conhecimento do idioma. Da mesma forma que a mobilidade presencial, o intercâmbio virtual não acresce nenhuma despesa ao estudante da UPF, que poderá solicitar o aproveitamento para uma disciplina de seu curso ou, ainda, optar pelo registro como disciplina fora do currículo, em seu histórico escolar.

Estudantes de instituições estrangeiras também poderão estudar na UPF
Além de possibilitar a experiência de um Intercâmbio Virtual para seus acadêmicos, a UPF também poderá receber, de forma remota, estudantes de instituições de outros países. Também como um projeto experimental, para este semestre, são oferecidas disciplinas nos cursos de graduação em Filosofia, Direito e Psicologia; e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (Língua e Literatura) e História (História, Região e Fronteiras). Para cursar disciplinas de Pós-Graduação, o candidato deve estar cursando algum curso de mestrado ou doutorado em sua instituição. O Intercâmbio Virtual é oferecido às Instituições de Ensino Superior que mantêm convênios com a UPF, também, sem custos aos estudantes interessados que podem se candidatar até o dia 10 de agosto. 

Todas as informações sobre as disciplinas e o processo de inscrição para estudantes internacionais estão disponíveis na convocatória