Pesquisa e Inovação

UPF marca presença em reunião de coordenadores e avaliadores da Capes

21/09/2022

16:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento reuniu lideranças e pesquisadores referência na área da Odontologia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF também palestrou no encontro

Entre os dias 7 e 10 de setembro, a Capes realizou, em Campinas, São Paulo, uma série de reuniões com os coordenadores e avaliadores da área de Odontologia. Referência no ensino e na pesquisa, a UPF esteve presente com a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, professor Dr. Álvaro Della Bona. Na oportunidade, ele também participou ativamente da programação, ministrando uma palestra para os presentes.

De acordo com Della Bona, durante a reunião, a coordenação de área da Capes informou como foi realizado o processo avaliativo da última quadrienal (2017-2020) para os Programas acadêmicos e profissionais de odontologia e realizou reuniões individuais com cada coordenador de Programa. Para ele, a reunião foi muito importante, uma vez que demonstrou os aspectos relevantes considerados na avaliação quadrienal da Capes, apresentando a significativa evolução da odontologia brasileira, considerada a segunda melhor odontologia do mundo, sendo a ciência brasileira melhor posicionada no ranking de todas as ciências. “A competitividade da área ficou evidenciada pelos Programas que ascenderam a nota de excelência no conceito Capes, valorizando o conceito 5 alcançado pelo PPGOdonto nessa avaliação. Além disso, a conversa individual, de cada coordenador de Programa com a coordenação de área, foi muito esclarecedora para um planejamento estratégico do Programa”, comenta o professor.

Presidente do Grupo Brasileiro de materiais dentários (GBMD), Della Bona também coordenou um curso durante a reunião da SBPqO.