Notícias UPF

UPF integra programação do Dia C da Ciência

  • Por: Caroline Simor
  • Fotos: Divulgação

Lembrado no dia 25 de outubro, o Dia C da Ciência representa uma série de iniciativas das universidades, faculdades e centros de ensino, ciência e tecnologia que desenvolvem pesquisa com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a importância do tema para a sociedade. O Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – Rio Grande do Sul (FOPROP-RS) é uma das entidades apoiadoras e apresenta as ações promovidas pelas instituições do Rio Grande do Sul em todas as regiões do Estado. A Universidade de Passo Fundo (UPF) participa destas iniciativas.

Membro do FOPROP, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos, destacou que a comunidade precisa perceber a importância da ciência para o desenvolvimento, crescimento e avanço das questões sociais. “A UPF busca estar inserida nos fóruns que impulsionam a ciência nas instituições. Ao longo dos últimos anos conquistamos muitas vitórias e consolidamos nossos programas de pós-graduação, nos qualificando para ampliar ainda mais a oferta. A ciência está em nosso dia a dia e a comunidade pode perceber isso através da Universidade”, salientou.

Ações do Dia C
Na manhã desta quarta-feira (25), Barcellos falou sobre ciência na vida cotidiana na Rádio UPF. Ainda na quarta, ele concede entrevista na UPFTV, a partir das 12h30min no programa Hora da Notícia.

Uma das ações mais importantes será a Mostra de Iniciação Científica e Extensão, que ocorre de 06 a 10 de novembro, dentro da Semana do Conhecimento. A programação completa pode ser conferida no site www.upf.br/semanadoconhecimento.

Programas de pós-graduação com inscrições abertas
Com 15 programas de pós-graduação em andamento, a UPF está com inscrições abertas para nove deles. As informações sobre datas, documentação, prazos e requisitos podem ser acessadas nos respectivos sites. Neste momento é possível se inscrever para o Programa de Pós-Graduação em Administração (www.upf.br/ppgadm), Programa de Pós-Graduação em Agronomia, para mestrado e doutorado (www.upf.br/ppgagro), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (www.upf.br/ppgcta), Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (www.upf.br/ppgca), Programa de Pós-Graduação em Direito (www.upf.br/ppgdireito), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, para mestrado e doutorado (www.upf.br/ppgeng), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (www.upf.br/ppgecm), Programa de Pós-Graduação em História (www.upf.br/ppggh) e Programa de Pós-Graduação em Letras, mestrado e doutorado (www.upf.br/ppgl). 

Vestibular 2018
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. São oferecidas 58 opções de cursos na UPF em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro.