Pesquisa e Inovação

UPF integra comitiva do Governo do Estado em missão internacional

11/11/2019

10:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, faz parte da equipe que visitará Estônia, Suécia e Israel

Aproximar relações, estabelecer parcerias e apresentar os potenciais do Rio Grande do Sul estão entre os objetivos da missão internacional que ocorre até 21 de novembro para uma comitiva de lideranças políticas, comunitárias e educacionais. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das participantes, representada pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. A equipe visitará instituições, empresas, setores, projetos e ações na Estônia, na Suécia e em Israel, totalizando 27 agendas de trabalho previstas para a missão.

De acordo com os organizadores, os destinos escolhidos para a missão de trabalho estão entre os mais avançados do mundo, principalmente em temas como tecnologias digitais estratégicas, desenvolvimento econômico baseado em conhecimento e inovação nos negócios. 

Para Thomé, a inserção da Universidade na agenda reflete a importância da Instituição para o desenvolvimento e o crescimento do estado. “Essa viagem será muito importante, uma vez que visitaremos países com grandes projetos, iniciativas e conquistas na área da inovação e tecnologia. Da mesma forma, teremos a oportunidade de mostrar um pouco da Universidade, estreitando relações e permitindo que a Instituição faça parte, cada vez mais, do desenvolvimento do estado e do país”, destacou.

Programação da Missão

No país báltico, com 1,3 milhão de habitantes, a comitiva visitará a e-Governance Academy (eGA), iniciativa conjunta do Governo da Estônia, do Open Society Institute (OSI) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a qual é responsável por criar e transferir conhecimento e melhores práticas na área de transformação digital: governança eletrônica, democracia eletrônica e cibersegurança nacional. Além disso, o governo gaúcho irá assinar com a Academia de Governança Eletrônica da Estônia um protocolo para a promoção de parcerias e desenvolvimento de tecnologias entre empresas gaúchas de tecnologia, representadas na missão, e empresas daquele país.

Na Suécia, país que tem três das melhores universidades do mundo e é considerado o melhor em termos de qualidade de vida, a delegação estabelecerá relações com ambientes de inovação, cidades inteligentes e sustentáveis, centros de pesquisa e universidades. Também irão à empresa Ericsson, um dos principais fornecedores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Em Israel, país conhecido como um dos principais líderes mundiais em inovação, ou “startup nation”, que concentra a maior média de empresas de tecnologia por habitante, a comitiva buscará cooperações e acordos com diversas entidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia, como o Let-Lab – laboratório de inovação da indústria 4.0, que atua sob a licença da Autoridade de Inovação de Israel e que nutre um ecossistema de startups para fortalecer a inovação. A empresa AEL, sediada em Porto Alegre, também celebrará novos acordos para projetos em tecnologias espaciais, e haverá, também, interações com o centro de inovação urbana que liga startups ao governo municipal de Tel-Aviv, entre outros espaços de inovação e negócios focados em tecnologia.