Ensino

UPF, Instituto Manager e Prefeitura de Soledade firmam parceria

06/05/2021

16:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projetos Inova Soledade e Jovem Empreendedor somam esforços para formação de jovens do município

Somar esforços para a formação de novos empreendedores é um dos objetivos da parceria assinada, na noite desta quarta-feira, dia 5 de maio, entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), juntamente com o Instituto Manager e a Prefeitura de Soledade. As ações foram abordadas durante o lançamento do projeto Inova Soledade: Incentivando o empreendedorismo.

Participaram do encontro, que ocorreu de forma híbrida, com um grupo presencial e participações on-line, o diretor da UPF Soledade, professor Me. Idioney de Oliveira, o diretor da Feac, professor Dr. Verner Antoni, o responsável pelo projeto Jovem Empreendedor na UPF, professor Dr. Julcemar Zilli, o coordenador da Rede Conecta UPF, professor Dr. Maciel Donato, além do representante do Instituto Maneger, Anderson Detogni. O evento foi coordenado pela prefeita de Soledade, Marilda Corbelini, juntamente com o vice-prefeito Serginho, e contou com a presença dos Secretários da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Soledade, Manir Zeni e de Educação, Cultura e Desporto, Ádria Brum.

O trabalho será desenvolvido pela UPF, juntamente com o Instituto Manager, dentro das movimentações do Projeto Jovem Empreendedor, já em execução na Universidade. O objetivo é oferecer formação e capacitação, oportunizando espaços para novas ideias. Neste primeiro momento, o projeto vai contemplar a formação, ao longo de 12 meses, de 106 estudantes do 9º ano das escolas municipais. Durante este ano, serão duas horas de aula semanal, realizadas no turno inverso ao da escola, com debates, conversas e formações. 

O diretor da UPF Soledade, professor Idioney, destacou a importância de trabalhos conjuntos entre o poder público e a Universidade no desenvolvimento de ações de empreendedorismo e inovação.

De acordo com os professores que representaram a UPF no lançamento, o grande foco do projeto é lapidar conhecimentos que existem nas cidades, fomentar ideias para que elas possam, no futuro, ser transformadas em empresas, geração de renda e empregos. Além disso, por meio da utilização de toda a estrutura da Universidade, seja de laboratórios, bibliotecas e do corpo docente, oferecer aos jovens oportunidades de um novo olhar sobre o conhecimento.