Universidade

UPF inscreve para Ingresso Especial

16/07/2018

11:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Inscrições para transferência, reingresso ou reabertura de matrícula encerram em uma semana, no dia 23 de julho. Interessados podem fazer solicitação pelo site upf.br/ingressoespecial

Está aberto o período para a solicitação de ingresso especial na Universidade de Passo Fundo (UPF). Dividido em três modalidades, o ingresso especial pode ser feito por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência, por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso, ou por quem está com o curso trancado na UPF e quer retomar os estudos, optando pela reabertura. Nas três modalidades, os interessados podem fazer o pedido pelo sistema on-line, no site www.upf.br/ingressoespecial.

As inscrições encerram em uma semana, no dia 23 de julho. O prazo para a entrega de documentação é de dez dias após a data da solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi. No caso da transferência e do reingresso, o atendimento ao pedido fica condicionado à existência de vagas e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso. A reabertura também fica sujeita às adaptações curriculares e ainda ao cumprimento dos prazos previstos para a integralização do referido currículo.

O aluno que optar pelo ingresso especial terá benefícios, entre eles, 50% de desconto na matrícula. Para reingresso, a partir da segunda parcela, egressos UPF têm 10% de desconto na mensalidade.

Bolsas e financiamentos

Os alunos que optarem por ingresso especial podem acessar o Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF), que é um programa de crédito que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento ao disposto no edital específico.

Também estão disponíveis outros benefícios financeiros como: Prouni, Bolsa FUPF, Bolsa Auxílio e Programa Recomeçar Plus. A Bolsa FUPF é uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 50% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital. A Bolsa Auxílio é uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 25% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital. O Programa Recomeçar Plus concede 50% de desconto nas mensalidades para ingressantes, beneficiando pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído. Todas as informações sobre as bolsas e os financiamentos estão disponíveis no site www.upf.br/bolsas.

Trancou seu curso e quer retornar aos estudos? Solicite reabertura de matrícula

Já iniciou sua graduação, mas teve que trancar o curso e agora quer retornar ou mesmo iniciar um novo curso? A UPF está recebendo pedidos de ingresso especial por meio de reabertura de matrícula, para o segundo semestre de 2018. O prazo de solicitação também vai até 23 de julho e o pedido pode ser feito diretamente no site upf.br/ingressoespecial/reabertura. O processo de reabertura de matrícula permite o retorno do aluno ao curso de graduação trancado ou o ingresso em outro curso em que haja vaga disponível. O pedido pode ser feito para o mesmo curso de origem, ou para um curso, turno ou campus diferente. A solicitação deve ser feita de forma on-line, por meio do site.

Quer realizar uma nova graduação? Solicite reingresso

Já tem sua graduação, mas quer complementar com outra formação ou mudar de área? A UPF está recebendo pedidos de ingresso especial por meio de reingresso para o segundo semestre de 2018. O prazo de solicitação vai até 23 de julho e o pedido pode ser feito diretamente no site upf.br/ingressoespecial/reingresso. O reingresso é a solicitação de vaga feita por portador de diploma de curso superior. O atendimento do pedido fica condicionado à existência de vaga e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso.

Quer estudar na UPF? Peça transferência

Está cursando sua graduação em outra instituição e quer integrar-se à maior instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul? A UPF também está recebendo pedidos de transferência para o segundo semestre de 2018. O prazo de solicitação vai até 23 de julho e o pedido pode ser feito diretamente no site upf.br/ingressoespecial/transferencia. A transferência é a solicitação de vaga para curso da UPF idêntico ou afim, feita por aluno de outra instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida nos termos da legislação vigente do país. O atendimento do pedido fica condicionado à existência de vaga, às adaptações curriculares exigidas e ao processo seletivo, quando for o caso.

A transferência para o curso de Medicina é regida por edital próprio. O edital é disponibilizado somente no mês de dezembro de cada ano, quando houver vaga, em virtude do período necessário para o oferecimento de disciplina(s) de nivelamento.

Transferência com Prouni

O período de transferência com Prouni é regido por edital e a solicitação deve ser feita até 22 de junho. Ao solicitar a transferência, basta o acadêmico informar que tem Prouni. Após essa data, não será possível transferir o Prouni, apenas a vaga acadêmica. Além da documentação da transferência, é necessário entregar o Termo de Concessão do Prouni e a documentação socioeconômica. O prazo para entregar a documentação completa, incluindo a documentação do Prouni, se houver, é de dez dias a partir da data de solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi.

Importante
Todas as informações e documentos necessários para os pedidos de ingresso especial podem ser obtidas pelo site upf.br/ingressoespecial.