Extensão

UPF inscreve para cursos de extensão em direito eleitoral no Brasil e direito eleitoral digital

10/03/2020

13:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Formações são ofertadas na estrutura multicampi e no Campus I da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade local e regional cursos de extensão em várias áreas do conhecimento. Dentre as formações, encontram-se duas ligadas à área do direito eleitoral. Confira:

Direito Eleitoral no Brasil
Voltado aos membros de partidos políticos, candidatos, vereadores, prefeitos, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados, o curso de extensão Direito Eleitoral no Brasil ocorrerá na UPF Casca, na UPF Carazinho e na UPF Soledade. Ele será ministrado pelos professores Me. Norberto Hallwass e Dr. Giovani da Silva Corralo, que abordarão temas como as novas regras eleitorais para 2020; o cálculo do quociente eleitoral e partidário nas eleições; o fim das coligações para vereadores e as implicações para as eleições municipais; e a PEC do Pacto Federativo.

Em Casca, o curso acontece no dia 20 de março, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sala 310 da UPF Casca. Interessados tem até esta quarta-feira (11) para fazer a inscrição no link.

Já no município de Carazinho, a formação será realizada em 27 de março, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no auditório central da UPF Carazinho. As inscrições podem ser feitas aqui até 23/03.

Em Soledade, o curso será realizado no dia 17 de abril, na sala 212, no Campus Soledade. As inscrições estão abertas até 3 de abril e podem ser feitas aqui

Direito Eleitoral Digital
O processo eleitoral brasileiro possui uma inevitável vocação à tecnologia. Não apenas pela inovação da urna eletrônica, ou pela automação da apuração dos votos, mas sim por suas diversas faces em contato com a internet e tecnologia. Mas não são apenas facilidades que esta área provoca no processo eleitoral. Apesar de facilitar sua concretização, ela impõe novos desafios, como a necessidade de enfrentar o tema das notícias falsas, as “fake news”, ou ainda a utilização da micro segmentação e do Big Data na campanha eleitoral.

Pensando em debater questões relacionadas aos problemas das notícias falsas, da produção de comentários automatizados e a como identificar o discurso completo de um candidato, é que a UPF oferece o curso de extensão “Direito Eleitoral Digital”. A formação, que será realizada nos dias 17 e 18 de abril, está com inscrições abertas aqui.

Estão convidados a participar pré-candidatos nas eleições de 2020, proporcionais e majoritárias; servidores públicos de todos os poderes; advogados e procuradores jurídicos; detentores de mandatos eletivos; acadêmicos dos cursos de Direito e afins; e a comunidade em geral. O curso será ministrado pelo professor Dr. Diogo Rais Rodrigues Moreira, de maneira on-line. Na sexta-feira (17/04), as atividades serão desenvolvidas das 19h às 23h, e, no sábado (18/04), das 8h às 12h.

Mais informações sobre os cursos de extensão estão disponíveis na página www.upf.br/extensao/escola-de-extensao.