Ensino

UPF inicia novas turmas de residências multiprofissionais em saúde

02/03/2020

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Oferecidas em parceria com HC, HSVP e Prefeitura de Passo Fundo, novas turmas contam com 56 estudantes

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou nesta segunda-feira, dia 2 de março, a aula inaugural de seis novas turmas das Residências Multiprofissionais em Saúde em diferentes áreas. Os cursos são oferecidos em parceria entre a UPF, Hospital de Clínicas (HC), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Prefeitura de Passo Fundo. Somadas, as novas turmas contemplam 56 novos acadêmicos com bolsas de estudo subsidiadas pelo Ministério da Saúde.

As novas turmas compreendem as residências multiprofissionais em Atenção ao Câncer, Cardiologia, Integrada em Saúde do Idoso, Integrada em Atenção ao Câncer, Integrada em Medicina Veterinária, e Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. Elas têm duração de dois anos, com exceção desta última que tem duração de três anos.

Durante a abertura oficial das atividades das turmas, o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Marcos Brusso, destacou que a UPF, juntamente com as demais instituições parcerias, desenvolve o programa de residências multiprofissionais por acreditar na importância da educação de qualidade e também da saúde pública.

Também participaram da solenidade o superintendente executivo do HSVP, Ilário de Davi, o presidente do HC, Paulo Adil Ference, a vice-coordenadora da Coremu e coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional HSVP, Sandra Maria Vanini, e a psicóloga da rede municipal de saúde, Tatiane Bout.

Os programas
Os programas de residências oferecidos pela UPF objetivam proporcionar formação em serviço aos profissionais da área da saúde. Além de estarem em conformidade com os projetos pedagógicos da Instituição, os programas consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população.