Geral

UPF entre as instituições mais sustentáveis do Brasil

16/12/2020

15:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Universidade é a 3ª no Rio Grande do Sul, a 20ª no Brasil e a 64ª na América Latina. Reconhecimento foi publicado pelo UI GreenMetric

Desde 2010, a Universitas Indonesia (UI) realiza uma classificação mundial de universidades com o objetivo de medir os esforços de sustentabilidade colocados em prática pelas instituições. Reconhecido como a primeira e única metodologia de classificação mundial de universidades sobre sustentabilidade, o GreenMetric foi publicado neste mês e coloca a Universidade de Passo Fundo (UPF), ao participar pela primeira vez, entre as instituições mais sustentáveis do Brasil. Na classificação mundial, a UPF ficou na 459ª colocação entre as universidades mais sustentáveis do mundo, analisadas pelo Ranking. Entre as 132 universidades da América Latina, a Universidade garantiu a 74ª colocação. No Ranking nacional, entre as 38 universidades brasileiras participantes, destacou-se na 20ª colocação e no Rio Grande do Sul, foram registradas 5 universidades ranqueadas e entre estas, a UPF conquistou o 3ª lugar.

Na UPF, natureza e desenvolvimento coexistem

A professora Dra. Luciana Brandli é uma das responsáveis pela inserção da UPF no ranking. Ela ressalta que a classificação considera as dimensões como Meio Ambiente, Economia e Equidade além de, atualmente, também considerar especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Em 2020, o tema do GreenMetric foi “Responsabilidade das Universidades frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Desafios Complexos do Mundo”. O levantamento teve o maior número de universidades participantes desde o seu início, contemplando 922 instituições de ensino de 85 países. Em âmbito nacional, o número também aumentou, passando de 28 universidades brasileiras em 2019 para 38 em 2020. Para participar, a Universidade envolveu diversos setores, sendo avaliada nas áreas de Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Mobilidade, Ensino e Pesquisa. Para tanto, contou com o auxílio de professores e funcionários dos setores de Infraestrutura e Logística, Sistemas Elétricos, Saneamento Ambiental e das divisões de Graduação, Pesquisa e Extensão.

Reconhecimento e motivação para seguir evoluindo

De acordo com Luciana, para além da avaliação da sustentabilidade e da oportunidade de guiar esforços na

Parque solar é uma das ações sustentáveis da Instituição

busca pelo desenvolvimento sustentável, os benefícios para as universidades participantes incluem internacionalização e reconhecimento. “Conseguimos com essa colocação o incentivo para aumentarmos a consciencialização sobre sustentabilidade, mudanças e promoções de ação social e networking”, pontua, ressaltando que todas as universidades do mundo que se comprometem com a sustentabilidade podem participar da classificação anual do UI GreenMetric World University Ranking. 

Levantamento gratuito e sem fins lucrativos, o GreenMetric tem como objetivos contribuir para os debates acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e em tornar os campi mais verdes; promover uma mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade; ser uma ferramenta de auto avaliação da sustentabilidade dos campi nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo; e informar os governos, agências ambientais internacionais e locais, e a sociedade sobre programas de sustentabilidade nos campi universitários.

Para a reitora da Universidade, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a inserção da UPF no ranking é fruto do trabalho institucional de toda a comunidade universitária. “Temos uma política de responsabilidade social que permeia todo o fazer da instituição e procuramos estimulá-la no dia a dia. Ensinamos e vivemos o compromisso com o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico. Esse ranking expressa esse trabalho”, destaca.