Ensino

UPF é representada em congresso na Espanha

06/11/2017

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de outubro, a cidade de Valência, na Espanha, recebeu o Congresso Internacional de Tecnologia, Ciência e Sociedade. A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada pelas professoras Clóvia Marozzin Mistura, da área de Química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), e Margarete Barriquel de Cesaro, do curso de Design Gráfico da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). Na oportunidade, foram apresentados dois trabalhos.

Segundo Clóvia, o Congresso ocorre anualmente em diferentes lugares do mundo. Durante os últimos anos, ele se consolidou como ponto focal para as novas ideias e novas práticas na investigação da tecnologia e seu impacto na sociedade. Ela ressalta que o evento abordou uma série de temas de importância crítica nos distintos âmbitos que determinam os rumos da ciência e da tecnologia nos dias de hoje.

Os trabalhos apresentados foram “Consumo responsável e os canais institucionais de divulgação da feira ecológica UPF – Brasil”, de autoria de Rodrigo Marciano da Luz, Clóvia Marozzin Mistura, Fabio Roberto Barão, Lísia Rodigheri Godinho, Amanda Guareschi, Nadia Mar Bogoni e Margarete Barriquel de Cesaro, e “Aplicação de princípios socioambientais e p+l (produção mais limpa) em um arranjo produtivo local de empresas de tingimento de ágatas no RS, Brasil” de autoria de Clóvia Marozzin Mistura, Ivo André Homrich Schneider, Fernanda da Silva Vilasbôas e Maria Tereza Moreira Vilar.

De acordo com Clóvia, as apresentações plenárias contaram com alguns dos pensadores mais importantes da área, assim como a exposição de pôsteres, apresentações orais, mesas redondas, palestras e debates de acadêmicos e investigadores.

O tema destacado para essa edição de 2017 do evento foi “As fronteiras entre homens e máquinas: 50º aniversário da invenção do mouse”. “A temática norteou as discussões das atividades do evento quanto à interação homem-máquina, nas mais diversas áreas, inclusive a sua importância nas mudanças que estão se apresentando na ciência, tecnologia e sociedade na atualidade”, destacou, lembrando que foi muito importante participar das discussões.