Ensino

UPF e PUCPR organizam evento nacional sobre Realidade Virtual em Curitiba

13/11/2017

13:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

De 1º a 4 de novembro de 2017, Curitiba recebeu o XIX Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR). Organizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento foi hospedado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A atividade teve a coordenação geral do professor Dr. Rafael Rieder, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UPF.

De acordo com Rieder, o SVR é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, do Brasil e do exterior, para divulgar avanços na pesquisa e as aplicações da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada para a sociedade.

A conferência ocorreu de forma paralela ao Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), principal evento da área de games da América Latina. Ao longo de quatro dias, participaram do encontro mais de 700 pessoas e passaram pelos estandes um público geral de mais de 3000 pessoas.

Diferentes atividades foram propostas à comunidade, entre elas: palestras com keynotes internacionais, sessões técnicas e científicas, workshops de pós-graduação, mostras de iniciação científica, festival de jogos, oficinas para crianças e jovens, minicursos, mostra de artes, espaços para a indústria de jogos, fóruns de ensino e demonstrações de aplicações com dispositivos de realidade virtual.

Para organizar o SVR, Rieder contou com uma equipe formada por 10 alunos dos cursos de Ciência da Computação e do Mestrado em Computação Aplicada. O evento obteve o apoio financeiro de agências de fomento (CAPES e CNPq) e de patrocinadores (ESI Group, Intel Corporation e Absolut Technologies). A Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e o Laboratório Nacional em Computação Científica (LNCC) também deram suporte ao evento.

Na oportunidade, alunos do PPGCA também apresentaram seus artigos aprovados no SVR. O trabalho intitulado "Usability Guidelines to Develop Gesture-Based Serious Games for Health: a systematic review", de autoria de Fernanda Milani, Ana Carolina Bertoletti De Marchi e Rafael Rieder, conquistou o segundo lugar na categoria "Full Paper - Review". Já o trabalho "Evaluating interaction an immersion in smartphones", de Elison Alfeu Lins, Andreison de Castro, Fábio Fröhlich, Ana Carolina Bertoletti De Marchi e Rafael Rieder, conquistou o primeiro lugar na categoria "Short Paper".

Outro trabalho do PPGCA apresentado no evento foi "Methodology of Communication between a Criminal Database and a Virtual Reality Environment for Forensic Study", de Ari Cover, João Pedro Assunção Campos, Ricardo Deitoz Posser e Rafael Rieder. 

Além disso, o acadêmico do curso de Ciência da Computação João Pedro Assunção Campos coordenou o minicurso "Unreal Engine 4 Overview: desenvolvendo VR games com Blueprints". Ele também apresentou resultados do trabalho "Using Unreal Motion Graphics for Development of Virtual Reality Applications" no Workshop de Iniciação Científica.

De acordo com o professor Rafael, foi um desafio organizar um evento de tamanha magnitude. "O envolvimento de diferentes instituições e o grande público nos ofereceu um fantástico desafio. Com o apoio de todos, em especial dos alunos voluntários da UPF, pode-se oportunizar uma conferência com qualidade internacional, que agradou e agregou a todos os presentes”, destacou.

Em 2018, o SVR ocorrerá novamente em parceria com o SBGames, e incluso o SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images, na cidade de Foz do Iguaçu.