Ensino

UPF e Propet: espaço de oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho

15/07/2021

13:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

O Projeto Parceria, Educação e Trabalho da Universidade de Passo Fundo (Propet/UPF) atua como um agente integrador entre os acadêmicos que procuram vagas de estágios e as empresas que oferecem essas vagas. As oportunidades são tanto para estágios obrigatórios dos cursos, quanto para espaços efetivos de emprego. Todo processo ocorre de forma rápida e on-line, encurtando a distância entre a teoria e a prática e possibilitando uma formação ainda mais ampla em todas as áreas do conhecimento.

Desde 2015 a Universidade tem uma nova plataforma que possibilita que a Instituição atue como uma agência de empregos, além de ser também um agente de integração para estágios. De acordo com o Clodoaldo Neckel, supervisor da Seção de Programas Públicos e Institucionais da UPF, o site permite que a empresa realize o cadastro diretamente no sistema e, automaticamente, passa a ter acesso ao espaço para divulgar vagas, tanto de emprego quanto de estágio. “A partir desse momento, o Propet busca a empresa cadastrada e realiza o convênio de estágio, exercendo o papel de agilizar todo o processo burocrático no que diz respeito a contratos, tanto de convênio quanto termo de compromisso de estágio, seguro de vida, geração de boletos, depósito para o aluno, emissão de atestados (horas), enfim, todo o processo de relacionamento entre aluno e empresa, bem como com a própria Instituição”, explica.

O aluno interessado em realizar um estágio deve buscar, por meio da intranet, o Propet e, no próprio sistema, manifestar o interesse em fazer parte do Programa. Ao fazer isso, já terá acesso as vagas disponíveis naquele momento. “Todos os dias as vagas atualizam, pois as empresas lançam novas oportunidades a todo momento, tanto de vagas efetivas quanto de estágio”, ressalta Neckel.

Segundo Clodoaldo, a interação entre UPF e empresas ocorre há mais de 25 anos e é um dos diferenciais da Instituição. Para ele, a ferramenta aproxima os estudantes da realidade do mercado, ao mesmo tempo que promove uma relação próxima da Universidade com as empresas. “O Propet aproxima a academia da atividade prática dentro das mais diversas empresas e Instituições, com a segurança de estar de acordo com a Lei que regulamenta a atividade, a partir da qual surgiu uma série de exigências e regulamentações sobre a questão do estágio. Sem dúvida podemos considerar o projeto como um diferencial da UPF, já que a maioria dos nossos acadêmicos são efetivados nas empresas depois da realização do estágio”, pontua.