Ensino

UPF é pioneira no uso de metodologia de simulação de cenários de logística global

03/05/2022

12:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

LAB LOG, ou Laboratório de Logística, comumente utilizado no meio corporativo, é utilizado por acadêmicos e professores do curso de Engenharia da Produção

A aproximação entre o mercado e a academia favorece a inovação no uso de metodologias de ensino diferenciadas. Neste cenário, o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) é o pioneiro a utilizar uma metodologia de simulação logística que antes era aplicada apenas em empresas. O LAB LOG, ou Laboratório de Logística, foi desenvolvido pelo Grupo Engenho, de São Paulo, para ser utilizado em treinamentos e consultorias, mas agora, pela primeira vez, transformou-se em metodologia de sala de aula. A UPF é uma das poucas universidades do país a possuir o tabuleiro e foi a primeira e fazer uso para qualificar o ensino.

Os dois exemplares do LAB LOG que estão na UPF foram conquistados no Desafio Nacional Lean Simulation, em 2019. Com a pandemia e o ensino remoto por quase dois anos, as atividades foram interrompidas, mas a retomada das aulas presenciais permitiu o início do uso da metodologia. Em abril, o Grupo Engenho realizou uma formação com os professores do curso e a ferramenta passou a ser utilizada. 

Cenários permitem simulações de diversas realidades

O tabuleiro apresenta quatro cenários: mapa regional; mapa local; mapa mundi e planta centro de distribuição. Além disso, conta com uma plataforma digital, que pode ser acessada pelos estudantes, via celular, com informações das distâncias entre cidades, tipos de veículos, modais de transporte, custos de transporte, entre outras realidades. 

O professor Dr. Anderson Hoose explica que o mapa regional simula a condição de um país, com tamanho proporcional ao país da Espanha. Nele é possível trabalhar de forma prática e interativa conceitos sobre localização de armazéns, fábricas, dimensionamento de frotas de transporte, entre outros. O mapa local, por sua vez, simula o tamanho de uma parte de uma cidade, onde se podem trabalhar os problemas de roteirização e entrega. Já o mapa mundi, possibilita o estudo do transporte internacional e exportação e na planta do centro de distribuição, pode-se estudar a gestão de estoques e armazenagem de produtos. “São vários temas que podem ser trabalhados de forma isolada e simultânea. Os estudos no tabuleiro são trabalhados em grupos de alunos. Os dados na plataforma digital, são dados que se associam à realidade. Por isso, a metodologia de trabalho, onde se avaliam situações que simulam a realidade, possibilitam uma melhor qualificação”, ressalta, destacando que o pioneirismo no uso do tabuleiro demonstra a busca do curso pelo aperfeiçoamento das práticas de ensino e aprendizagem, bem como o acompanhamento das tendências do mercado.

A primeira aula ocorreu no final de abril, ministrada pelo professor Hoose, na disciplina de Operações de Transporte. Ele destaca que este momento é um marco importante para o curso, uma vez que permite a aplicação de uma nova e moderna metodologia de ensino/aprendizagem. A técnica busca qualificar ainda mais as aulas das disciplinas que abrangem os temas da logística, distribuição, transportes, roteamento de veículos e gestão de estoques. “Somos pioneiros no uso desta metodologia de ensino/aprendizagem em sala de aula, que foi desenvolvida pelo Grupo Engenho. A aula inaugural ocorreu com a aplicação de um case que visou determinar o dimensionamento ideal de uma frota de transporte. Os acadêmicos trabalharam o conteúdo de forma dinâmica e bastante interativa, com o uso do tabuleiro LAB LOG e acesso à plataforma digital”, destaca.

Treinamento com os desenvolvedores 

Para utilizar o tabuleiro em sala de aula, os professores do curso de Engenharia da Produção participaram de um treinamento com a equipe do Grupo Engenho. A atividade ocorreu no Laboratório do curso e foi ministrado na modalidade online pelo consultor Fábio Schroeder.

Para o professor, a formação permitiu que a metodologia fosse colocada em prática. Ele pontua que o tabuleiro permite a aplicação, de forma dinâmica e didática, de vários conceitos ministrados em sala de aula sobre as operações Logísticas, que abrangem desde as operações de transporte internacional, dimensionamento de frotas de transporte, roteamento de entregas, até dimensionamento de armazéns e estoques, entre outros. “Os dados que compõem as peças do tabuleiro, como veículos, distâncias, embalagens, cidades e mapas, podem ser acessados com o uso de uma plataforma digital, desenvolvida para ser utilizada no celular dos alunos. A ferramenta vai qualificar ainda mais a formação dos nossos acadêmicos”, frisou.

Também participaram do treinamento os professores Me. Jaqueline Varela Maiorka, Me. Juliana Kurek, Dr. Leandro Dóro Tagliari, Me. Nilo Alberto Scheidmandel e Dr. Wu Xiao Bing.