Extensão

UPF e Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo firmam parceria nesta sexta-feira (4)

03/01/2019

13:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Ação compõe uma das estratégias acerca do Plano de Trabalho referente a adesão da Instituição ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos

Em 2018, a Universidade de Passo Fundo (UPF) aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania. O objetivo do Pacto é incentivar a educação em direitos humanos no ensino superior por meio de um plano de trabalho que contemple a aproximação entre instituições educacionais e comunidade, inserção de conhecimentos, valores e práticas convergentes com os Direitos Humanos no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e na convivência universitária e comunitária.

O Comitê Gestor na UPF, composto para formalizar a adesão, é formado por representantes de dirigentes, professores, estudantes e funcionários. A partir da constituição desse Comitê, foi elaborado o Plano de Trabalho da UPF, documento em que constam as ações desenvolvidas pela Universidade no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão e da convivência comunitária. Esse processo se deu de forma conjunta por diversas áreas da instituição pautado no diálogo e na premissa de construção coletiva de uma proposta transversal a temática em questão e a realidade da UPF. 

Nesse sentido, nesta sexta-feira, 4 de janeiro, ocorre o ato de assinatura do convênio estabelecido entre a UPF e  a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF). A ação, marcada para às 14h na sala de reuniões da Reitoria, compõem uma das estratégias acerca do Plano de Trabalho referente a  adesão da UPF ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, bem como as ações de implementação da Política de Responsabilidade Social Universitária (PRSU).

Construída de forma coletiva, a PRSU oficializa e orienta o compromisso da UPF com o desenvolvimento social da região e do país em que está inserida. A implementação dessa Política revela o esforço da Instituição na perspectiva de responder, com criatividade e inovação, aos desafios postos pela sociedade contemporânea, expressos, inclusive, em atos normativos do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação (Conaes), que instigam as universidades a pautarem suas políticas e ações com responsabilidade social.