Geral

UPF é apoiadora do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária

24/09/2018

17:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento ocorre em Porto Alegre, de 30 de outubro a 1º de novembro, com o tema “O envolvimento estudantil na educação superior”

A Universidade de Passo Fundo é uma das instituições apoiadoras do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – com o apoio do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) –, o evento é uma promoção da Associação Ibero-Americana de Docência Universitária (AIDU). Neste ano, o Congresso ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na PUC, em Porto Alegre. 

Com o tema “O envolvimento estudantil na Educação Superior”, o CIDU é um congresso destinado a promover um espaço de encontro entre professores, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, de países da Comunidade Europeia e da América Latina. O evento tem como principal objetivo a construção de espaço internacional e interdisciplinar de intercâmbio de ideias e experiências sobre a universidade e a docência de qualidade. Além disso, também pretende criar espaços de discussão e debates sobre a docência universitária, tendo como enfoque o envolvimento estudantil na Educação Superior, e estabelecer sinergias institucionais e pessoais que facilitem avançar na melhoria da educação nesse nível de ensino. O propósito central do Congresso é compartilhar ideias e experiências que permitam identificar as condições materiais, organizativas, didáticas e afetivas que tragam resultados plausíveis para um elevado engajamento dos estudantes. 

Além dos debates relacionados à temática central, o CIDU também terá espaços para a apresentação de comunicações e o desenvolvimento de simpósios sobre diferentes linhas temáticas de interesse comum para a universidade e a docência universitária. Entre as abordagens, estão Permanência e fidelização na educação superior; Internacionalização da educação superior; Formação discente e espaços de atuação; e Práticas pedagógicas e inovação na educação superior. 

Informações sobre inscrições e sobre a programação do evento podem ser obtidas aqui