Geral

UPF discute “Imigração, direitos humanos, línguas e interculturalidade” em aula pública

16/10/2019

16:20

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoverá, no dia 19 de outubro (sábado), a aula pública “Imigração, direitos humanos, línguas e interculturalidade”. O objetivo é apresentar e discutir o panorama geral sobre o movimento migratório na região de Passo Fundo, abordando diferentes aspectos do fenômeno. Participarão três professores da UPF: Dr. João Carlos Tedesco, Dra. Patricia G. Noschang e a Dra. Luciane Sturm. O evento é aberto a todos os interessados em conhecer e discutir o assunto, bem como contribuir com suas experiências, e não requer inscrição prévia. A atividade ocorrerá às 8h30min, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Prédio B3, campus I.

O professor Dr. João Carlos Tedesco, pesquisador da área da História e professor do Programa de Pós-Graduação em História/UPF, abordará as questões que envolvem o fenômeno migratório, as etnias que estão presentes na região e os desdobramentos desse processo. A Dra. Patricia G. Noschang, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Direito/UPF e, também, presidente do Fórum de Mobilidade de Passo Fundo, trará para a discussão os aspectos relacionados aos direitos legais dos imigrantes relacionados ao processo de acolhimento na sociedade local. 

Para finalizar, a Dra. Luciane Sturm, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/UPF, discutirá as questões linguísticas, considerando, que os grupos presentes na região falam diferentes idiomas (como espanhol, francês, crioulo francês, inglês, entre outras) e quais as repercussões disso para a integração dos imigrantes no mundo do trabalho e o acesso ao ensino na educação básica.

A organização da aula é uma ação conjunta dos Programas de Pós-Graduação em História, Direito e Letras/UPF, Assessoria Internacional, Projeto de extensão UPF Movimentos Sociais e Fórum de Mobilidade. Além disso, a aula pública é uma das ações da UPF vinculadas à aceitação da Instituição na United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas, apoiando e contribuindo para a realização dos objetivos e propósitos das Nações Unidas, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.