Pesquisa e Inovação

UPF celebra décadas de pesquisa e inovação

13/03/2017

10:28

Por: Assessoria de Imprensa

Solenidade vai reunir a comemoração dos 20 anos do stricto sensu e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e os 40 anos do Programa de Pesquisa em Aveia

Consolidados, reconhecidos e com um papel fundamental para a pesquisa e para a agricultura da região, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e o Programa de Pesquisa em Aveia (PPA) celebram o fechamento de mais uma década de atividades. No mesmo ano em que o stricto sensu da Universidade de Passo Fundo (UPF) comemora 20 anos, o PPGAgro também completa duas décadas e o PPA chega aos 40 anos de trabalhos. Para marcar a data, a Universidade realiza, no dia 22 de março, uma solenidade especial. Muitos foram os avanços e muitos são os desafios que movem as equipes que atuam para manter o trabalho atualizado.

Segundo a coordenadora do PPGAgro, professora Dra. Eunice Calvete, a pós-graduação na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) iniciou com o mestrado em Agronomia, com área de concentração em Manejo de Doenças de Plantas, aprovado pela UPF com o apoio da então Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; e com a colaboração e parceria da Embrapa Trigo. Eunice lembra que as atividades iniciaram em 4 março de 1996, no entanto, o curso somente foi autorizado em 23 de junho de 1997, completando, portanto, em 2017, 20 anos de reconhecimento pela Capes.

Em 2004, a FAMV, que havia sido pioneira na implantação do primeiro mestrado na Instituição, implantou o primeiro doutorado da instituição em Agronomia, com áreas de concentração em Fitopatologia e em Produção vegetal. Consolidando os cursos de mestrado e doutorado, implantou-se, em 2009, o pós-doutorado em Agronomia. 

Para construir programas qualificados e com uma prestação de serviço destacada na região, no estado, no país e até no exterior, o comprometimento é de toda a equipe, atuando na formação de recursos humanos e no desenvolvimento da sociedade. “O objetivo do Programa é a formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de Agronomia. As atividades de pesquisa científica, assim como daquelas integrantes dos planos das disciplinas, são permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e reconstrução do conhecimento”, pontua Eunice.

Hoje, o Programa conta com metodologias científicas atuais e de ponta. Esse processo, que se dá por meio do envio de docentes para a realização de pós-doutorados em institutos de pesquisa de ponta espalhados pelo mundo ou pela participação desses professores em pós-doutorados sanduíche em outras instituições, conta com o apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Para o responsável pela pasta, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, a data marca o compromisso da UPF no caminho para ser referência na pesquisa e na inovação. “Ao longo dos anos, a UPF vem buscando recursos, parcerias e instrumentos para alavancar, consolidar e ampliar a pesquisa institucional. Sabemos da importância do PPGAgro e do Programa de Pesquisa em Aveia, visto que deram os passos iniciais para todo o trabalho que é desenvolvido hoje”, ressalta.

Evento marcará as datas

No dia 22 de março, acontecerá a solenidade de comemoração dos 20 anos do PPGAgro, dos 40 anos do Programa de Pesquisa em Aveia e dos 20 anos do stricto sensu UPF. A solenidade será na quarta-feira, dia 22, às 14horas, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I. Na ocasião, haverá palestra do Engenheiro Agrônomo Dr. Luiz Carlos Federizzi, coordenador da Área de Ciências Agrárias I da CAPES e professor Titular da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema será: “A pesquisa científica na pós-graduação: situação atual e perspectivas”.