Ingresso

UPF Casca disponibiliza novas opções de cursos neste semestre

31/01/2022

16:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Michel Sanderi

Candidatos podem se inscrever para os cursos presenciais ou híbridos até 11 de fevereiro

Com uma trajetória consolidada junto à comunidade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem uma atuação norteada pelo ensino de qualidade, pelos projetos de pesquisa e extensão, além da participação em ações voltadas para o desenvolvimento regional. Buscando diversificar a oferta dos cursos de graduação, a UPF Casca apresenta novidades a partir deste semestre. Além dos cursos presenciais, há opções de graduação na modalidade híbrida. O processo seletivo está com inscrições abertas até 11 de fevereiro.

Com 30 anos de história, a UPF Casca tornou-se um marco para os mais de 20 municípios da Serra Gaúcha e da Região da Produção atendidos pelo Campus, pois já contribuiu com a formação de 3,5 mil profissionais que, hoje, atuam em diversas frentes, entre elas, posições de lideranças políticas e empresariais. O diretor da UPF Casca, Henrique Bertosso, destaca que a Instituição possibilita uma formação interdisciplinar, incentivando acadêmicos de diferentes cursos a estudarem juntos e conhecerem as realidades das diferentes áreas do conhecimento. 

“Tanto na área do ensino, quanto da pesquisa e extensão, estar dentro da Universidade torna o profissional ainda mais capacitado, pois ele garante uma formação geral da sociedade, além de uma formação técnica de qualidade. Neste sentido, estar na UPF faz toda diferença na formação e isso vai refletir depois na trajetória profissional dos acadêmicos e futuros profissionais”, ressalta o diretor.

Uma das vantagens de estudar na UPF Casca, segundo Bertosso, é que o estudante encontra possibilidades de formar parcerias com municípios da região. Sobre o ensino, a maioria dos professores são do Campus Passo Fundo. “As aulas acabam sendo instigantes e produtivas. O Campus tem uma boa estrutura, com laboratórios de informática e biblioteca, além de todas as condições de proporcionar um ensino, pesquisa ou extensão de qualidade”, observa ele.

Processo seletivo com inscrições abertas

O Vestibular de Verão da UPF está com inscrições abertas até o dia 11 de fevereiro. Os candidatos podem ingressar nos cursos presenciais ou híbridos por meio da nota de redação do Enem de 2010 a 2020 ou prova de redação on-line. Ainda, há opções de Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula, Seleção simplificada e Disciplina Isolada. 

A UPF Casca oferta três opções de cursos de graduação na modalidade presencial nas áreas de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B) e mais sete opções de cursos na modalidade híbrida: Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Engenharia de Produção (B), Geografia (L), Gestão Pública (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). 

Os cursos híbridos unem a praticidade das aulas on-line com as experiências do ensino presencial, com interação entre professores e acadêmicos, além de conteúdos que podem ser acessados de acordo com o próprio tempo do estudante. “A chegada dos cursos híbridos oferece a possibilidade de os estudantes se deslocarem menos vezes ao campus e poderem estudar de casa a maior parte dos dias. Isso tem gerado uma expectativa muito boa de proporcionar acesso ao ensino superior a pessoas que antes não podiam, seja pelo valor da mensalidade ou pelo tempo disponível”, destaca o Bertosso. Mais informações sobre as formas de ingresso podem ser obtidas em www.upf.br/ingresso.