Ensino

UPF Carazinho recebe encontro das unidades de conservação

16/11/2018

16:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Um encontro para troca de experiências na gestão de áreas naturais protegidas será realizado na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, no campus Carazinho da Universidade de Passo Fundo (UPF), quando será realizado o 1º Fórum do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) e XVIII Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul.

As atividades iniciam pela manhã, às 8h30min, no auditório da UPF Carazinho, com credenciamento dos participantes feito pelas equipes da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF) e do Projeto Charão – iniciativa de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF e de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA). Posteriormente, haverá recepção e abertura dos trabalhos com a bióloga Camila Hüning, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Carazinho.

Ainda pela manhã, será realizado o 1º Fórum do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), com a participação da engenheira florestal Liana Barbizan Tissiani e dos biólogos Clarissa Bertoldo Bandeira, Alessandro Moraga e Daniel Vilasboas Slomp, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Em pauta, estarão temas que envolvem a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente que estabeleceu diretrizes e normas para a autorização do licenciamento ambiental das atividades que afetem as Unidades de Conservação Estaduais ou Municipais.

Além disso, haverá orientação referente à disponibilização e à utilização de medidas compensatórias de empreendimentos de significativo impacto ambiental que afetem a Unidade de Conservação, destinadas pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental; além de ferramentas para gestão em Unidades de Conservação e orientações referentes à inclusão das Unidades de Conservação Municipais no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC).

À tarde, serão realizadas definições para o XIX Encontro da REDE e a secretaria executiva para 2019, pelo professor da UPF Dr. Jaime Martinez. As atividades iniciam às 13h30min, na Prefeitura Municipal e Parque Natural Municipal de Carazinho, seguindo até as 16h. Em paralelo, das 13h30min às 14h, haverá reunião com o prefeito de Carazinho. O encontro também inclui visita ao Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz e um piquenique de encerramento e confraternização.

A programação pode ser consultada aqui.