Geral

UPF Carazinho promove Projeto Direito em Vídeo

11/10/2017

19:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), Campus Carazinho, promoveu, no dia 7 de outubro, no espaço cultural Arteria, mais uma edição do projeto “Direito em Vídeo”. Coordenado pelos professores Rodrigo Graef e Vanderlise Wentz Baú, o projeto exibiu um episódio da série televisiva Black Mirror, “Momento Waldo”.

O evento contou com a participação de acadêmicos do curso de Direito e da comunidade em geral, que discutiu questões sociais relevantes que têm sido objeto dos filmes, episódios de séries e de documentários. 

De acordo com os coordenadores, o episódio retrata o perigo do senso comum, discutindo sobre as consequências tecnológicas no presente e do possível futuro. “Waldo é um personagem comediante, representado por Jamie, que, pela interação em aplicativos, se candidata a um cargo eletivo e participa de um debate em rede nacional com os demais candidatos, oportunidade em que profere a emblemática frase ‘Sou um personagem de computação gráfica, mas mesmo assim sou mais humano do que todos vocês juntos’”, relatou a professora Vanderlise. 

Segundo os coordenadores, a revolta de Waldo representa uma parcela cada vez maior na sociedade, que não o vê mais como personagem, mas como uma ideia à qual aderem. “Waldo não é eleito, mas um pouco antes disso os EUA entram na história e viram o feitiço de Jamie contra o feiticeiro. Jamie é substituído e outra pessoa passa a dar vida ao personagem, mas mesmo assim Waldo sobrevive, pois é uma ideia e potencial figura formadora de opinião, tanto que no final do episódio é exatamente isso que vemos: para defender ideias de ‘esperança’, uma sociedade enfraquecida, descrente e revoltada pode se tornar extremamente nociva a ela mesmo no que se refere ao respeito e à tolerância”, disse. 

Ao fim do episódio, o personagem Waldo vira um tipo de deus anárquico e a democracia não vale de mais nada, algo que, em países fracos politicamente, se transforma numa arma perigosa.