Geral

UPF avança na construção da Política de Atenção Integral ao Estudante

24/06/2019

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Estratégias para melhorar e aprimorar a alimentação na Universidade de Passo Fundo (UPF) e parcerias de moradia estudantil estão em construção na Instituição. Na quarta-feira, 19 de junho, novos encontros foram realizados. Em um dos momentos, representantes do Diretório Central de Estudantes entregaram à reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, um documento com mais de 1,5 mil assinaturas de estudantes solicitando o “bandejão”, uma alimentação balanceada com preço acessível.

Essas ações integram a construção da Política de Atenção Integral ao Estudante e visa referendar o novo posicionamento institucional, que busca qualificar os processos de ensino, de produção de conhecimento e de engajamento comunitário ao nível de excelência acadêmica. 

O processo de construção da política está sendo desenvolvido com a participação efetiva de estudantes da Universidade, assegurada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). As questões apontadas nos espaços de diálogo são pensadas junto a um grupo de trabalho composto por estudantes por área de conhecimento e também por integrantes da gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A aproximação também envolve as coordenações de cursos, setores institucionais responsáveis pelo acolhimento e pela atenção aos estudantes e principalmente por meio da construção de grupos de trabalho com alguns estudantes representantes de cursos, o que vem possibilitando conhecer in loco as especificidades de cada área do conhecimento e refletir sobre pautas que são sugeridas por esses envolvidos.

Esses grupos de trabalho com os estudantes são espaços abertos e que toda a contribuição e participação é importante para o fortalecimento dessa política na Instituição.