Extensão

UPF auxilia na construção de horta na Cootraempo

14/10/2021

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram um mutirão para a construção de uma horta na Cooperativa de Reciclagem Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares (Cootraempo). A ação foi realizada nos dias 24 de setembro e 5 de outubro. O projeto da horta é idealizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) em conjunto com o Projeto TransformAção.

A atividade envolvendo os acadêmicos fez parte da disciplina “Alimentos II”, que integra o novo currículo do curso de Nutrição e, dentre outras coisas, objetiva a Curricularização da Extensão. Por meio do mutirão para construção de uma horta no local, foi possível aprender, através da prática, sobre a produção de alimentos em espaços urbanos como uma estratégia de melhoria da alimentação. “A minha experiência com a horta comunitária foi importante para compreender o caminho do alimento até nossas mesas. Entende-se, portanto, a complexidade do trabalho rural, a valorização do alimento in natura e a força da ação conjunta. Espero que esta atividade seja replicada a outros alunos e cidadãos, com o intuito de unir sustentabilidade, sociedade e alimentação em um só lugar, na prática”, afirma a acadêmica de Nutrição, Laura Paludo Tomelero.

Além disso, durante a atividade os estudantes tiveram a oportunidade de conversar sobre a destinação correta de resíduos e conhecer a realidade dos recicladores. “A minha experiência com a visitação, com a apresentação da estrutura interna e do papel de cada um dos envolvidos no processo foi importante, pois, além de elucidar os problemas por trás do descarte incorreto dos resíduos recicláveis, mostrou as dificuldades pelas quais passam os recicladores em virtude da estrutura e remuneração. É uma atividade que, quando aplicada à comunidade, proporciona uma nova visão sobre a necessidade de separar o lixo e do retorno que o processo acarreta aos menos favorecidos”, destaca a acadêmica Júlia Zanini da Silva.