Extensão

UPF apresentou espetáculo de folclore brasileiro

18/12/2018

16:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Por meio da dança e das músicas, Grupo de Danças Folclóricas encantou a comunidade

O Grupo de Danças Folclóricas da Universidade de Passo Fundo (UPF), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), promoveu, na noite do dia 17 de dezembro, mais um espetáculo da dança, da música e do folclore brasileiro. O espetáculo do Grupo de Danças Folclóricas – Dança Brasil, ocorreu no Teatro do Sesc de Passo Fundo, reunindo a comunidade, que prestigiou as apresentações artísticas. 

Na abertura do evento, também ocorreu o lançamento do 3º Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição, que acontecerá no mês de maio de 2019. Participaram do lançamento e assistiram ao espetáculo o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; o secretário de Cultura, Henrique Fonseca; o secretário de Educação, professor Dr. Edemilson Brandão; o secretário de Gestão, Pedro Almeida; assim como demais lideranças e a comunidade em geral. 

De acordo com o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, o Festival é mais uma das ações que a UPF realiza junto à comunidade. “O espetáculo marca o encerramento do ano e o lançamento do Congresso Internacional de Folclore, que vem, a cada edição, se consolidando e contando com uma participação expressiva da comunidade”, afirmou. 

Segundo o coordenador do Grupo, professor Me. Luís Gustavo Maias da Silva, aproximadamente 30 pessoas entre bailarinos e músicos se apresentaram no espetáculo. “Há 21 anos, o grupo está fazendo essa caminhada de apresentar danças do folclore brasileiro e do folclore mundial, mas, em 2012, o grupo apresentou essa temática de fazer somente folclore brasileiro. Desde então, estamos fazendo pesquisas de ritmos e músicas culturais para apresentar em palco por meio de um espetáculo”, explicou.

Foram apresentadas coreografias do folclore como o samba, danças das tradições gaúchas, do norte e do nordeste do país. “É muito bom participar do Grupo de Danças Folclóricas, conhecer pessoas novas, a cultura e o folclore brasileiro”, comentou o bailarino e acadêmico do curso de Administração da UPF, Guilherme dos Santos. 

3º Congresso Internacional de Folclore
No lançamento do 3º Congresso Internacional de Folclore, foram apresentados depoimentos de grupos folclóricos de diversos países que já confirmaram a presença para o evento do próximo ano. 

Conforme o professor Maias da Silva, 10 países foram convidados a participar do Congresso, cuja programação contempla palestras, oficinas e conversas com escolas e com pessoas interessadas no folclore. “O Congresso reforça a característica de Passo Fundo de ser uma cidade aberta às diferentes linguagens culturais e em especial o folclore. Somos a Capital Nacional de Literatura e somos muito conhecidos também pelo Festival Internacional de Folclore, que é um grande evento. Então, desejo sucesso para que o Congresso Internacional seja cada vez maior e mais bem organizado”, afirmou o secretário Pedro Almeida.