Geral

UPF apresenta na Expodireto o Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal

15/03/2019

14:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Presente desde a primeira edição da Expodireto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) leva, a cada ano, novas tecnologias e inovações ao homem do campo. Durante a edição de 2019, a UPF apresentou os serviços disponibilizados pelo Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal (CDSA), que possibilita aos produtores e às agroindústrias aporte tecnológico para o desenvolvimento da produção. No espaço, são realizadas análises, atendendo às demandas do Programa Nacional de Sanidade Avícola, do Programa Nacional de Sanidade Suídea e do Programa Nacional de Controle de Erradicação de Tuberculose e Brucelose.

Conforme o professor do curso de Medicina Veterinária, Dr. Fernando Pilotto, para a criação do Centro de Diagnóstico, em 2017, foi encaminhado um projeto para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi contemplada com recursos de R$ 655 mil para investimentos em equipamentos para realizar os ensaios. O laboratório está implantado junto ao Módulo II do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque).

Conforme Pilotto, a região não contava com nenhum laboratório para diagnóstico oficial. “Nós temos, na metade norte do estado, aproximadamente 80% da criação de aves, de suínos e da produção de leite, mas não contávamos com nenhum laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para a realização dos ensaios oficiais”, aponta.