Universidade

UPF 53 anos: Uma Universidade ainda mais sólida e próxima da comunidade

06/06/2021

08:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF

Ao completar 53 anos, a Universidade de Passo Fundo segue como referência não apenas na formação e qualificação profissional, mas na produção do conhecimento e na prestação de serviços que beneficiam a comunidade. Em um ano desafiador, ao enfrentar uma crise sanitária global, a Instituição buscou novas formas de atuação, inovou e esteve ainda mais próxima da comunidade.

Pesquisa e extensão integradas ao currículo
À frente da vice-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, o professor Dr. Rogerio da Silva pontua o compromisso da Universidade com o conhecimento, uma vez que, por meio da pesquisa e da extensão, tanto os acadêmicos quanto a comunidade em geral, têm a oportunidade de buscar formação, qualificação e capacitação. “Com a grande reforma curricular, feita em 2020, uma das preocupações foi a curricularização da pesquisa e da extensão, dando acesso a essas modalidades, desde o início da formação. Com isso, há uma contribuição da formação dos acadêmicos que passam a ter contato com essas vivências, por meio dos projetos e programas de extensão e pesquisa”, observa, destacando que a interação com as diversas possibilidades de cursos e eventos permite uma visão mais ampla dos profissionais formados na Instituição.

Silva pontua também que, para atender as demandas e as necessidades do mercado local e regional, os projetos de extensão passaram por uma grande reforma, com o recebimento de novas propostas, com 60 novos projetos e seis programas de extensão institucionais.

Segundo o vice-reitor, na UPF, estudantes dos mais variados cursos têm a oportunidade de ter a experiência da extensão e da pesquisa, tendo contato com a realidade, atendendo as demandas da sociedade e compreendendo o próprio papel da UPF nos contextos sociais.

“A UPF, enquanto comunitária, quer estar cada vez mais próxima, atendendo e buscando ser uma ferramenta para atender as demandas que a própria sociedade solicita e isso se dá, em grande parte, quando o acadêmico está inserido nos contextos, atento às realidades e atuante em todas as frentes que a sua formação permite”, pontua.

Uma nova Universidade, com os olhos no futuro
Os novos desafios e realidades da educação foram transformando a UPF ao longo dos anos. Com um mercado cada vez mais dinâmico e a necessidade de adaptação surgindo como uma demanda urgente, a Universidade também precisou olhar para dentro, rever métodos, processos e se repensar. 

Planejamento, reformas curriculares e administrativas
marcam uma mudança e uma quebra de paradigmas

Esse trabalho, feito a muitas mãos, tem a vice-reitoria Administrativa, liderada pelo professor Dr. Antônio Thomé, como referência. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, que obrigou uma readequação de ações e atividades em todo o mundo, Thomé ressalta que, ao completar 53 anos, a Universidade vive um ano histórico.

Segundo o vice-reitor, todo o trabalho, planejamento, reformas curriculares e administrativas realizadas, marcam uma mudança e uma quebra de paradigmas na Instituição.

“Estamos felizes vendo indicadores econômicos que mostram a recuperação da Universidade e o crescimento em todos os segmentos. Acreditamos e estamos trabalhando para que possamos comemorar muitos anos ainda”, pondera.