Notícias UPF

Universidade Aberta apresenta série especial de entrevistas

  • Por: Núcleo Experimental de Jornalismo Edição: Assessoria de Imprensa UPF
  • Fotos: Divulgação

O Universidade Aberta, no ar há mais de dez anos na UPFTV, é um programa de entrevistas que aborda projetos de pesquisa e extensão vinculados à Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo é levar o saber científico para toda a comunidade, disseminando conhecimento e proporcionando um espaço de compartilhamento das experiências vividas por professores e estudantes pesquisadores e extensionistas.
 
O programa é uma parceria entre a UPFTV e o Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor). Após um período de reprises por conta do novo Coronavírus, o Universidade Aberta, desde o início de agosto, está sendo gravado de forma remota pela jornalista e professora Me. Nadja Hartmann, que vem substituindo a apresentadora titular, professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs, que encontra-se em licença maternidade.
 
Juntamente com o novo formato, o programa iniciou uma série especial de entrevistas, abordando as ações de enfrentamento à pandemia desenvolvidas no primeiro semestre deste ano por professores e acadêmicos da Universidade, por meio de projetos de pesquisa e extensão.  Até agora, já foram exibidos seis programas. Na primeira entrevista, a professora Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial, da Faculdade de Direito (FD), falou sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto Balcão do Trabalhador, que durante a pandemia atuou junto ao Teleatendimento, auxiliando o empregado e empregadores sobre leis trabalhistas.
 
Segundo ela, o Balcão do Trabalhador surgiu justamente da necessidade de proporcionar um espaço onde a comunidade pudesse buscar informações, o que durante a pandemia se tornou ainda mais necessário. Além da participação da professora, os estudantes bolsistas do projeto, André Lourenço Artmann e Pedro Ferreira, contribuíram com depoimentos contando a experiência deles no trabalho do Teleatendimento, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo.
 
Projeto “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”
O segundo programa trouxe o projeto de extensão “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, coordenado pela professora Me. Valeria Hartmann, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Este projeto desenvolveu uma série de podcasts sobre saúde para toda a comunidade. As acadêmicas bolsistas do projeto, Fernanda Brunetto e Larissa Bettin, participaram do programa através de depoimentos. Larissa comentou que, com muita criatividade, eles conseguiram manter o projeto ativo durante a quarentena e criar um podcast com 10 passos para uma alimentação saudável.
 
Observatório Regional da Saúde
O terceiro programa da série foi sobre um grupo que elaborou um plano estruturado de prevenção e enfrentamento à pandemia. O Observatório Regional da Saúde conta com a participação do professor Dr. Julcemar Zilli, da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), que representa a UPF junto ao grupo. Segundo ele, o trabalho desenvolvido vem sendo de fundamental importância na tomada de decisões por parte de gestores públicos de toda a região.
 
“UPF e movimentos sociais: desafios da integração nas relações étnico-raciais”
A quarta entrevistada foi a professora da Faculdade de Educação (Faed), Dra. Elisa Mainardi, coordenadora do projeto “UPF e movimentos sociais: desafios da integração nas relações étnico-raciais”, que trabalhou durante a pandemia arrecadando, produzindo e distribuindo roupas, alimentos, calçados, cobertas e principalmente, máscaras. Além da participação da professora, o estudante Artur Pontel Botton e o representante indígena, cacique Jocemar Mariano, falaram sobre o projeto. De acordo com o cacique, nesse tempo de pandemia, o movimento foi essencial. “O projeto também nos ajudou com a doação de máscaras e agasalhos. Foi muito importante, principalmente nos dias de frio”, contou.
 
Projeto “Célula: agência de comunicação solidária”
O quinto programa abordou o trabalho desenvolvido pelo projeto “Célula: agência de comunicação solidária”, coordenado pelo professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Me. Olmiro Schaeffer. Conforme o docente, a comunicação solidária é um esforço social de produzir comunicação, que visa esclarecer e educar. Os depoimentos trouxeram a experiência das acadêmicas Natália Kunz e Yasmim Siqueira no projeto durante a pandemia.
 
Programa ComSaúde
O Programa ComSaúde foi o tema desta semana na série especial. Coordenado pela professora Me. Cristiane Barelli, da Faculdade de Medicina (FM), o ComSaúde se propõe a criar ações e conteúdos, chamando a atenção para a promoção da saúde e de prevenção de doenças. Segundo a professora, grande parte das atividades dos projetos foi mantida, apesar do distanciamento social. “A única coisa que foi subtraída foi o abraço”, afirmou.
 
Programação
Na próxima semana, será exibida a entrevista especial com a professora Dra. Josiane Petry Faria, que coordena o Programa Projur Mulher e Diversidade, da FD/UPF, que manteve o atendimento on-line durante a pandemia para mulheres vítimas de violência.
 
Além desta série especial de entrevistas, outra novidade desta nova temporada do Universidade Aberta é o quadro Descomplica, produzido pelo Nexjor e que esclarece temas acadêmicos e científicos com uma narrativa simples e descontraída. A série especial de entrevistas terá continuidade durante este mês.
 
O Universidade Aberta vai ao ar todas às segundas-feiras, às 9h, e é exibido também nas sextas-feiras, às 14h, no canal 4 da TV aberta e 14 na NET. Ele também está disponível no canal do YouTube da UPFTV.