Extensão

Uma viagem pelo mundo das experiências

21/10/2019

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Promovido pelos cursos de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF), o curso de extensão “Pequeno cientista: uma viagem pelo mundo das experiências” foi realizado no sábado, 19 de outubro. A formação contou com a participação de 34 crianças da faixa etária de 7 a 12 anos, de Passo Fundo e cidades da região, que foram desafiadas a viverem um dia diferente na Instituição.

Acompanhadas pelos pais, que se interessaram pela proposta e incentivaram seus filhos, as crianças foram recebidas no prédio B2 do Campus I no início da manhã, quando participaram de uma trilha ecológica pelo Campus. Elas puderam desenvolver diferentes percepções junto à natureza e debater sobre aspectos relacionados à mineralogia, com a observação do basalto, reciclagem e coleta seletiva de resíduos sólidos, com a observação das lixeiras, conhecer a água direto do poço e fazer coleta para análise, observação e conhecimento sobre a vegetação do Campus, geração de energia, estação de tratamento de efluentes e observação do ecossistema que se constitui no chafariz da Universidade.

Já nos laboratórios dos cursos de Química, as crianças puderam observar e realizar diversos experimentos, como análise do pH da água e de outros materiais do cotidiano, tais como o limão e produtos de limpeza. O grupo também participou de ações como a erupção vulcânica, teste da chama e fogos de artifício, densidade e torre de líquidos, produção do álcool gel e a produção de slimes.

Aproximação com a ciência
Para os organizadores do curso, esse momento foi relevante para aproximar as crianças ainda mais da Ciência. “Entendemos que é nessa idade que precisamos instigar ainda mais a curiosidade científica e, com esse curso, queremos significar ainda mais os conhecimentos que são ensinados às crianças nas escolas”, afirmou o professor Dr. Lairton Tres. Para a professora Me. Ana Paula Härter Vaniel, o curso foi uma oportunidade que permitiu que as crianças viessem à Universidade e tivessem a sua primeira experiência universitária, para que, cada vez mais, as pessoas se envolvam com a ciência e tenham gosto pelo observar e pesquisar.

O acadêmico Idelso Cândido Pereira Júnior, bolsista Paidex UPF, destacou o momento como uma forma muito interessante de aproximar as crianças do ambiente universitário e de promover a interação entre todos os envolvidos.

Para os pais, a atividade foi uma possibilidade de incentivar seus filhos a desenvolverem ainda mais o gosto pela ciência, para além das disciplinas do Ensino Fundamental. "O empenho e a dedicação sempre irão nos levar mais longe. Agradeço pelo dia impecável e por todo o empenho com nossos futuros cientistas. Com certeza, os momentos de hoje ficaram marcados na memória dos nossos pequenos", relatou Luiz Eduardo da Silva, pai do pequeno cientista Eduardo.

Miriam Rack Franz, mãe de Beatriz, destaca a disponibilidade de tempo e responsabilidade com a segurança das crianças, por parte dos professores e bolsistas da UPF. “A disciplina que a minha filha mais gosta é Ciências. Após o curso, o interesse dela dobrou. A Beatriz me disse que viu os conteúdos na disciplina da escola, mas participar da trilha ecológica, tocar nas plantas, ver os peixes no chafariz, enfim, o aprendizado fora da sala da aula chamou muito a sua atenção e despertou mais o gosto pela descoberta e observação", comentou.
 
O evento culminou com a produção de slimes, um momento que foi tomado pela ludicidade e pela criatividade. Cada um preparou, a seu modo, o seu slime, partindo de um procedimento padrão, mas podendo abusar nas cores, texturas e diferentes aromas para produzirem o seu produto.

O curso deverá ter novas edições. Interessados podem obter mais informações pelo e-mail quimica@upf.br, pela página no Facebook Química UPF e no Instagram @quimicaupf.