Extensão

Uma universidade atenta às demandas da comunidade

23/08/2019

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

UPF lança a Escola de Extensão, projeto oferece opções de formação em diversas áreas do conhecimento

Nascida de um desejo da própria comunidade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está inserida no cenário regional há mais de 50 anos. Ao longo do tempo, tem buscado fortalecer ações, promover mudanças e se reinventar para estar cada vez mais próxima da realidade das pessoas. Nesta sexta-feira (23), o momento foi de dar mais um passo nessa direção, com o lançamento da Escola de Extensão, projeto que tem como objetivo oferecer oportunidade de formação para todos os públicos, atendendo a diversas áreas do conhecimento, de forma ágil, moderna e inovadora.

Os cursos poderão ser sugeridos a partir de demandas internas da Instituição, bem como em resposta a necessidades de empresas, entidades de classe e poder público. O desenvolvimento poderá ser nas modalidades presencial, semipresencial, EAD e in company e, atualmente, além dos 12 cursos que já estão em andamento, há 12 opções com inscrições abertas.

Oportunizar diferentes formas de acesso à Universidade é um desejo de toda a gestão. Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, esse é um sonho antigo que se coloca em prática. Um desafio que envolverá toda a Instituição e que trará benefícios para todos. “Faz parte da estratégia da UPF de estar ainda mais próxima da comunidade regional e atender aos mais diferentes públicos que buscam a formação ou a atualização de forma rápida e prática. Existe uma grande demanda por cursos de extensão, nas diversas áreas do conhecimento, e temos estrutura, conhecimento e reconhecimento regional para suprir essa demanda. Nosso desafio é fazer isso com a qualidade da UPF e contribuir para a formação e a atualização das pessoas”, comentou.

A iniciativa está embasada nos aportes teórico-metodológicos da política de extensão da UPF. De acordo com o coordenador da Escola de Extensão, professor Me. Rodrigo Marciano da Luz, os cursos poderão ser propostos e promovidos por professores e/ou funcionários da Instituição, podendo ser realizados em colaboração com entidades públicas ou privadas, mediante convênio ou contrato. “As demandas identificadas serão encaminhadas às unidades acadêmicas de sua respectiva área de conhecimento, para fomentar os cursos”, explicou Luz.

Trabalho coletivo, resultado para todos
O engajamento para que o projeto saísse do papel foi destaque na fala da reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. Para ela, além da emoção de colocar em prática uma ação pensada por muitos envolvidos, o momento também mostra a força da Universidade em se reinventar e apresentar propostas, projetos e produtos de qualidade. “Quando pensamos em um projeto, ele precisa ser embalado, construído, e esse vem sendo construído há muito tempo. Esse sonho é antigo, e sonhávamos em um dia poder oferecer cursos de toda ordem, de todas as áreas, a pessoas que talvez nunca tiveram acesso à Universidade, ou mesmo àquelas que fazem formação o tempo todo. Para nós, esse momento é de profunda alegria e se revela como uma ocasião para mostrar a nós mesmos que é possível inovar e se reinventar. Nós habitaremos esse espaço ouvindo, como sempre, a comunidade e apreendendo as necessidades de cada local. Queremos inovar fazendo alianças, nos aproximando e criando cada vez mais oportunidades”, destacou.

O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, agradeceu o empenho e a dedicação de todos. Em sua fala, destacou a importância da UPF no desenvolvimento e crescimento regional. “Enquanto Fundação, reafirmamos que a nossa função é justamente fomentar todas essas iniciativas louváveis e que nos tornam cada vez mais importantes na região em que estamos inseridos. Esse projeto vai se desenhando com o tempo, mas hoje já é uma realidade que vai ao encontro dos anseios da comunidade, rompendo as dificuldades e nos motivando a ser cada vez mais proativos e empenhados em pensar no futuro”, pontuou.

A proposta é que esses cursos ocorram em fluxo contínuo, com novas ofertas em Passo Fundo e/ou nos campi todos os meses. Também participaram da solenidade os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, e Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi, o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), professor Dr. Verner Luis Antoni, docentes, funcionários, alunos e imprensa. O Núcleo Suzuki de violinos fez uma apresentação e recepcionou os convidados. 


Conheça, informe-se, faça parte
As propostas de cursos de extensão podem ser enviadas para o e-mail escoladeextensao@upf.br. 

Para conhecer e se inscrever nesses cursos, basta acessar www.upf.br/cursosdeextensao.