Extensão

Uma Semana do Conhecimento sem fronteiras

02/08/2021

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programação internacional traz para o evento palestrantes da África e dos Estados Unidos. Inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 5

De 27 a 30 de setembro, a UPF promove a 8ª edição da Semana do Conhecimento. Focada em ser um evento plural, a Semana trará como tema “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais” e abre as portas para que estudantes, docentes e interessados de todo o mundo possam participar. Pensando nisso, uma programação totalmente internacional integra a grade de atividades. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui até o dia 5 de agosto.

A movimentação internacional e intercultural será transmitida pelo Youtube, no Canal do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF. Entre os painéis estão “Critical Education in the global era”, no dia 28 de setembro, com o Dr. Julian Vasquez Heilig, da University of Kentucky, Dr. Leketi Makalela, da University of the Witwatersrand – South Africa e Dr. Kleber Aparecido da Silva, da UnB. A mediação será da professora Dra. Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional da UPF.

A língua espanhola também será contemplada com um painel com a participação de professores da Argentina, mediados pelo professor Dr. Márcio Tascheto.

No dia 30, a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para lidar com a pandemia da Covid-19”, contará com a participação do Dr. José Octávio Serra Van Dúnem, Director of the Centre of Social and Legal Studies, of the Faculty of Law, Agostinho Neto University, Luanda (Angola) e do Dr. Carlos Eduardo Gomes Siqueira, da UMASS, Universidade de Massachussets. A mediação será da professora da UPF, Dra. Janaina Santin.

Para promover a troca de experiências, a organização do evento realizará o encontro “Diálogos Interculturais”, sob a coordenação da equipe da Assessoria Internacional da UPF. A sessão contará com estudantes da UPF e estudantes internacionais que realizaram mobilidade acadêmica para discussão sobre experiências.

Além disso, um Mosaico Cultural UPF Idiomas colocará em pauta, no dia 27 de setembro, a cultura e Língua Japonesa na região norte do Rio Grande do Sul, com a professora Megumi Sato Tanabe. No dia 30, o tema será “Curiosidades sobre as expressões idiomáticas em francês”, com o professor André Gonçalves.

No dia 28, o Painel “Português como língua internacional, adicional ou de acolhimento?” contará com a participação dos professores Dr. Kleber Aparecido da Silva, da UnB e Dra. Luciane Sturm, da UPF.

Internacionalização para romper fronteiras

A inclusão da dimensão internacional é um grande passo para ampliar o processo da própria internacionalização da UPF. De acordo com a professora Luciane Sturm, esse processo foi iniciado em 2019, quando, por meio da Assessoria Internacional, foram promovidas oficinas interculturais, eventos para a aproximação e inclusão de atividades com a presença de intercambistas, bem como de estudantes internacionais que estavam na UPF e imigrantes de Passo Fundo e região.

Em 2020, já durante a pandemia, Luciane lembra que esse processo não foi interrompido e, justamente nesta edição da Semana do Conhecimento, a equipe uniu esforçou para trazer convidados para painéis internacionais com a presença de representantes da África do Sul, Estados Unidos, Angola, Argentina e Brasil, para a discussão de temas contemporâneos, relacionados à temática do evento. “A comunidade UPF terá a oportunidade de ouvir e discutir com esses pesquisadores, em diferentes idiomas, pois, uma das propostas da internacionalização abrangente é aproximar os diálogos entre culturas e saberes”, explica.